Duque de Caxias é alvo de nova ação contra o furto de energia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Um ‘gato’ no consumo de energia de uma sorveteria foi detectado
Um ‘gato’ no consumo de energia de uma sorveteria foi detectado

As fraudes mais sofisticadas não acontecem somente nos locais considerados de alta renda. A Light identificou um ‘gato’ de energia realizado por meio de dispositivo remoto, na Sorveteria “Nova Onda”, localizada na Av. Presidente Kennedy, em Gramacho.  A partir de dados obtidos pelo Centro de Inteligência da Light foi possível identificar o endereço como possível fraudador. Após uma visita ao local, foi constatado que o medidor estava com seu selo violado e era acionado ou desligado, a qualquer momento, pelo cliente.
“O responsável pelo local foi preso por policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)”, afirmou Eduardo Calazans, Gerente de Recuperação de Energia da Light.
O furto de energia afeta tanto quem faz “gato” como quem paga suas contas em dia. “Este tipo de crime amplia a probabilidade de interrupções no fornecimento de energia, pois causa sobrecarga na rede elétrica e até acidentes fatais. Além disso, se não houvesse o furto de energia as contas de luz seriam 17% mais baratas.

Furto de energia é crime

A Light ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, e pode ocasionar acidentes fatais, além de incêndios e danos à rede elétrica.
O Rio de Janeiro é o estado onde mais se tem perda de energia no Brasil. E a Light é a concessionária que mais sofre com o furto de energia. Do total de energia distribuída na área de concessão da empresa, 23,9% são furtados, o equivalente a 6 mil GWh/ano ou ao consumo de todo o mercado residencial do Espírito Santo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!