O Governo do Estado, através do Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, vinculado à Secretaria de Obras, deve inaugurar até o fim deste semestre as delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e a 59ª DP, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
O programa já está concluído nas regiões Centro-Sul, Médio Paraíba, Norte, Noroeste, Serrana, Lagos e Costa Verde, além da cidade de Niterói. Com as três unidades de Caxias, serão 162 delegacias legais implantadas em todo o Estado do Rio de Janeiro.
“Após a entrega destas obras, ficará faltando apenas a implantação da 1ª Delegacia Policial – que será instalada na Avenida Presidente Vargas, no mesmo prédio onde funcionava a DPCA – e a inauguração da 60ª DP de Campos Elíseos, que está em fase final”, explicou o coordenador do Programa Delegacia Legal, César Campos.
Moderna Infraestrutura
As três delegacias ocupam um terreno de 1.822 m², permutado entre a Marinha do Brasil e o Governo do Estado. Ao lado do complexo policial, também está sendo construída uma área de lazer com duas quadras poliesportivas, espaço de recreação infantil, mesas para jogos, academia de ginástica e ciclovia/pista. Foram investidos R$ 6,9 milhões nas obras de implantação das delegacias e da praça.
As delegacias terão computadores conectados à central de dados da Polícia Civil. Elas também vão contar com atendentes universitários das áreas de serviço social e de psicologia com experiência em atendimento ao público.
“Trabalhamos para cumprir as principais metas do Programa Delegacia Legal, que foi a eliminação das carceragens nas unidades, melhoria das condições de trabalho para o policial nas delegacias com as novas instalações e a informatização do trabalho policial com a interligação das delegacias em rede. Além disso, a modernização destas unidades proporciona um melhor atendimento à população”, ressaltou Campos.