O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) ganhou no mês de janeiro, uma Unidade Pós Operatório (UPO) com 10 leitos de unidade intensiva, sala de Hemodiálise, de curativos e sete consultórios ambulatoriais. O espaço atenderá pacientes que saem das cirurgias de emergência, proporcionando melhor atendimento. O HMMRC recebe pacientes de toda a região Metropolitana e município do Rio de Janeiro. Apesar desse trabalho intenso, o hospital vem passando por uma reforma geral e de ampliação, sem interromper os serviços e sem prejudicar o atendimento à população.
O ano de 2025 começou também, com a entrega da primeira etapa das obras de reforma da UPA Pediátrica Dr. Walter Garcia Borges, no primeiro distrito. Os setores beneficiados ganharam reforma geral, climatização e novos equipamentos, para proporcionar mais conforto aos pacientes e seus acompanhantes. Agora, os trabalhos seguem para a segunda etapa da reforma, contemplando a área de internações, mantendo a estrutura interna já existente, porém com o compromisso de oferecer uma infraestrutura de qualidade para a saúde do município. Inaugurada em fevereiro de 2014 e considerada a primeira Unidade de Pronto Atendimento Infantil do Brasil, a unidade transformou-se numa referência de emergência 24 horas para toda a Baixada Fluminense e até para a capital do estado.
Os investimentos na área da saúde estão proporcionando a construção de novas unidades, nos quatro distritos. As novas Unidades Pré-Hospitalares (UPH), que estão sendo construídas em Xerém e Imbariê, vão funcionar com serviço ambulatorial, emergência 24 horas, classificação de risco, salas de hipotermia, vacina, ortopedia, isolamento, 50 leitos e Centro de Terapia Intensiva (CTI). A UPH de Xerém será referência em atendimentos para pacientes adultos e infantis, e fará procedimentos cirúrgicos. A unidade será fundamental para atender a demanda da região, que tem uma população de aproximadamente 65 mil pessoas. A UPH Imbariê vai contar com equipamentos de última geração, terá 17 consultórios, enfermarias e salas para atendimentos especializados. Cerca de 33 mil pessoas moram no bairro, que fica no terceiro distrito, e poderão utilizar a nova unidade em breve.
A saúde de Duque de Caxias vai ganhar mais um reforço importante, com o início das obras de construção da UBS Capivari, no quarto distrito. Um espaço novo, mais acessível e preparado para atender toda a comunidade.