
Fotos Maicon Ferraz
O curso de Locomoção e Mobilidade formou a segunda turma de professores da rede municipal de Mesquita esta semana. A ação tem o objetivo de capacitar os docentes para melhor atender os alunos em sala de aula e faz parte da Educação Especial.
Quinze professores da rede municipal de ensino de Mesquita receberam na sexta-feira (4), no auditório da Escola Cruzeiro do Sul, os certificados de conclusão do curso de Locomoção e Mobilidade, ministrado pelos professores Francisco Antônio de Souza e Marcos Viegas. As aulas aconteceram durante seis semanas, período no qual os professores aprenderam a vivenciar na prática as dificuldades que as pessoas com deficiência, sobretudo visual, enfrentam diariamente.
“Nosso desafio começou em 2013 e agora estamos formando a segunda turma do curso de mobilidade. Hoje temos professores capacitados em braile e em libras e nosso município tem avançado grandemente no atendimento aos estudantes com deficiência”, explicou Francisco, que é deficiente visual há vários anos.
Antes da formatura, o professor Almir Barreto, apresentou resultados obtidos a partir da implantação da prática da modalidade esportiva chamada Tocoball para alunos especiais nas escolas da rede. Trata-se de um esporte praticado na Vila Olímpica do município e na quadra da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, que tem conseguido resultados positivos na integração de alunos autistas. “Nós observamos que o jogo, que utiliza bastão e bola de tênis, consegue prender a atenção dessas crianças, auxiliando a integração e na inclusão em sala de aula”, disse o professor.