
Foto: Assimp Meriti/Gláucio Burle
Tratada como prioridade pela Prefeitura de São João de Meriti, a educação meritiense começa a colher os frutos do trabalho desenvolvido ao longo dos oito anos da atual administração municipal. Com 60 escolas já reformadas, ampliadas e reinauguradas na cidade, o município viu seu número de estudantes dobrar de 15 mil para quase 34 mil alunos em sala de aula. Durante esse período, a Prefeitura já efetuou a contratação de mais de mil profissionais para a educação municipal, dos quais cerca de 750 são professores, convocados por meio de concursos públicos realizados.
Todos esses investimentos no setor estão sendo refletidos diretamente na qualidade do ensino da cidade. Criado pelo Ministério da Educação para medir o aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aponta o crescimento da qualidade da educação de São João de Meriti nos últimos anos.
O Ideb é calculado pela análise do rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão) e do desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada a cada dois anos para alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental.
Os dados do Ideb mostram que a educação meritiense tinha, em 2007, nota 3,6 na avaliação dos anos iniciais (Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano) e nota 2,5 na avaliação dos anos finais (Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano). Já os resultados divulgados pelo MEC na última semana, referentes às avaliações de 2015, apontam a evolução das notas para 4,5 nos anos iniciais e 3,8 nos anos finais, o que equivale a um aumento nas notas de 0,9 e 1,3 respectivamente, ou um aumento percentual de 25% e 52%.
Fator determinante para essa melhoria gradativa da educação de Meriti é o cumprimento da meta estabelecida pelo Governo Federal de universalização da Educação Infantil. Hoje, as 65 unidades da rede pública municipal da cidade contam com turmas de Educação Infantil, o que contribui para uma melhor preparação do aluno, já que ele passa a ser acompanhado desde o início de sua vida escolar.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas, comemora a evolução da pasta e projeta números ainda melhores no próximo Ideb. “Toda avaliação precisa estar a serviço da reflexão e de futuras ações. Vamos dar continuidade aos projetos de melhoria de infraestrutura das unidades, de assessorias pedagógicas e principalmente investindo na formação continuada dos nossos professores. Assim estimulamos o crescimento da aprendizagem e o aumento do número de alunos na Educação Infantil, o que fortalecerá cada vez mais a qualidade educacional do nosso município. Estamos muito felizes com as unidades que superaram as metas do Ideb 2015, como as Escolas Municipais General Charles de Gaulle e Unidade Integrada do 1º Grau. Parabéns aos alunos e a toda equipe de profissionais das escolas”.