
A Prefeitura de Mesquita está na relação dos homenageados do Diploma Heloneida Studart de Cultura. A honraria é instituida pela Alerj para aqueles que promovem a cultura no estado. A sessão solene será realizada hoje, às 18h e quem representará o governo municipal é Edilson Macedo de Moraes, mais conhecido como Macedo Griot, do setor de Diversidade da secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semectel).
Neste ano as premiações serão para as áreas de Arquitetura e Urbanismo; Arte Digital; Circo; Culturas Afro-brasileiras; Culturas dos Povos Indígenas; Dança; Música Erudita; Música Popular e Teatro. No total 19 nomes serão agraciados, entre personalidades e organizações. Macedo Griot receberá o diploma em referência ao trabalho cultural que desenvolve com os etudantes de Mesquita, por meio de um projeto de aulas passeios sobre a chegada dos negros escravos trazidos através do tráfico negreiro para o Rio de Janeiro. De acordo com Griot, esse projeto começou com os alunos, mas pretende se entender a diversos grupos.
“Por mais de 20 anos estou envolvido com arte e a educação. A premiação para mim é um reconhecimento do esforço da minha relação com o movimento social e a implementação da Lei 10.639, que determina no ensino, a presença africana no currículo”, disse Macedo. Objetivo do projeto é situar o jovem no contexto histórico, por meio de uma linguagem artística.
O passeio é realizado a pé e parte do Cais do Valongo e Pedra do Sal, até o Museu dos Pretos Novos, que fica localizado entre a Praça Mauá e o Bairro da Saúde, no Centro do Rio. O projeto é uma aula lúdica sobre o passado que valoriza o protagonismo afrodescendente e seus desdobramentos que ocorrem até nos tempos atuais.