Educação de Nova Iguaçu realiza eleição para escolha de diretores

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Cerca de 40 mil eleitores foram às urnas para decidirem quem serão os próximos diretores das escolas da rede municipal de Nova Iguaçu
Fotos: Alziro Xavier / PMNI

Cerca de 40 mil eleitores foram às urnas ontem para decidirem quem serão os próximos diretores das escolas da rede municipal de Nova Iguaçu. Depois de quatro anos suspensos, o processo democrático de consulta à comunidade escolar foi retomado, concretizando o primeiro decreto publicado pelo prefeito Rogerio Lisboa, em janeiro deste ano. Antes, a escolha era feita por indicação política. A expectativa é de que 60 mil pessoas compareçam as urnas hoje, último dia de votação.
Aluna do 5° ano da escola municipal Leonel de Moura Brizola, em Austin, Alana dos Anjos, de 10 anos, achou importante participar e contribuir para decidir quem cuidará de sua escola. “O diretor precisa nos representar e cuidar para que nossa escola funcione bem. Quando escolhemos quem vai cuidar da escola, temos como depois cobrar dele tudo que prometeu. Foi a primeira vez que participei de uma eleição e me senti muito importante em ajudar minha escola”, disse a estudante.
A votação é semelhante ao processo eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, em cédulas de papel e em urnas que simulam as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições do Brasil. Ao todo, 140 escolas participam do processo consultivo. Os novos diretores serão eleitos pelo mandato de três anos. Podem votar alunos da rede municipal com idade acima de 10 anos, pais, responsáveis, professores e demais profissionais matriculados na rede municipal de ensino. “A retomada do processo de escolha era um grande desejo da comunidade e representa um grande avanço na democracia municipal. Quando a comunidade escolhe seus representantes para gestão escolar de seus filhos, eles se aproximam mais da escola, interagem mais no convívio escolar de seus filhos, contribuindo com isto, para melhorias”, afirma a secretária de Educação, Rojane Dib.
A votação acontece das 07h às 17h e nas unidades com Educação de Jovens e Adultos (EJA), até às 19h30. O resultado será divulgado nesta sexta-feira (24), assim que todas as urnas foram apuradas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!