Educação e violência é tema de encontro em Mesquita

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O encontro promovido pela vereadora Cris Gêmeas debateu as causas e consequencias da violência Fotos: Gabriele Souza
O encontro promovido pela vereadora Cris Gêmeas debateu as causas e consequencias da violência
Fotos: Gabriele Souza

A Câmara Legislativa de Mesquita sediou, na noite de segunda-feira (31), um encontro complementar do Fórum de Desenvolvimento da Baixada. Desta vez, a temática abordada foi “A importância da Educação na diminuição da Violência”. O evento foi uma iniciativa da vereadora da cidade, Cris Gêmeas (PT) e teve como objetivo debater as causas e consequências da violência, em vários segmentos, incluindo o ambiente escolar.
Segundo especialistas, a violência nas escolas tem se mostrado cada vez mais presente. Profissionais da área defendem um ensino voltado para os princípios do diálogo, que é de extrema importância para gerar a mudança de comportamento por parte dos que praticam violência dentro da escola. O encontro de Mesquita, que teve como slogan “Não à violência. Baixada Educadora”, discutiu várias vertentes a favor das crianças e juventude.
Para a vereadora Cris Gêmeas, o encontro foi uma ação importante para Mesquita, que pode ser ampliado para todo o estado. “Sabemos o papel importante que cada cidadão tem na sociedade. Não podemos esperar apenas o poder público agir, é nosso dever também tomar a iniciativa. Estamos dando um grande passo em Mesquita, o tema não é apenas importante para a Baixada Fluminense, mas sim para todo o estado do Rio”, declarou a vereadora.

Walceyr Almeida recebeu a ‘Monção Honrosa’ pelo trabalho do JH ao longo desses 44 anos  Fotos: Gabriele Souza
Walceyr Almeida recebeu a ‘Monção Honrosa’ pelo trabalho do JH ao longo desses 44 anos
Fotos: Gabriele Souza

Uma recente pesquisa feita pelo Ministério Público Federal (MPF) apontou que na Baixada Fluminense 47% dos inquéritos são de violência, especificamente violência contra a mulher. “Quando nós falamos ‘Não à violência. Baixada Educadora’, nós estamos trabalhando com os autores de violência, mas não só no sentido de processo judiciário, e sim aqueles que vêm espontaneamente para ter atendimento individual, ou para participar de grupos reflexivos. Isso vem mostrando que os resultados têm sido positivos em relação ao trabalhado que estamos desenvolvendo”, comentou a advogada e coordenadora do Centro de Atendimento dos Autores da Violência (CAAV) de Mesquita, Elizabeth Barroso, que participou da mesa de debates.
Inaugurado em agosto deste ano, o CAAV de Mesquita é um órgão que tem a finalidade de receber pessoas que tenham praticado violência doméstica para participar de grupos reflexivos. “Esse é mais um serviço que o município coloca a disposição da população. Quando falamos de violência doméstica, nós sabemos que é algo que passa por todos os tipos de classe sociais, não existe um fator específico. Mesquita avançou nesse quesito e estamos combatendo a violência doméstica e familiar”, destacou Elizabetth.
O debate também contou com a participação do diretor do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (Campus Nova Iguaçu), professor Alexandre Fortes; do coordenador do ambulatório para dependentes químicos da UFRJ, Márcio Farias; do sub secretário de Governo Thiago Álvaro, que representou a deputada estadual Daniele Guerreiro; o secretário adjunto de Cultura, Douglas Muciollo; do subsecretário de Educação, Alexandre Rocha ; do presidente da ONG ComCausa, Alexandre Paiva, e da vereadora Drª Adna Louzada (PT-Mesquita).

Jornal de Hoje tem trabalho reconhecido

Walceyr Almeida, diretor-executivo do Jornal de Hoje, recebeu a ‘Monção de Congrarulações” do município pelo trabalho que o periódico desenvolve ao longo desses 44 anos na Baixada Fluminense. “O trabalho do Jornal de Hoje teve início com o Valcir (Almeida, fundador do JH). Sempre presente em Mesquita e dando apoio ao município ao divulgar suas notícias. Esse título é um agradecimento da nossa cidade por todos esses anos de serviço do Jornal de Hoje”, disse a vereadora Cris Gêmeas durante a entrega do título.

 

Por: Gabriele Souza (Gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!