
Foto: Davi Boechat/Jornal de Hoje
Fundada em 1970, a Praça Santos Dumont, a única área de lazer arborizada remanescente no Centro de Nova Iguaçu, pode deixar de sediar os momentos de lazer dos moradores da região. Isso pode vir a acontecer devido a um novo projeto de modalidade urbana da Prefeitura de Nova Iguaçu, que daria ao espaço uma nova atribuição: receber um terminal rodoviário.
O projeto do novo sistema de ônibus, que ainda está em fase de licitação, a primeira realizada em Nova Iguaçu, prevê a construção de cinco novos terminais espalhados pela cidade, entre eles está o da Praça Santos Dumont.
Não há certeza sobre o futuro do espaço. O terminal ocuparia todo o terreno da praça Santos Dumont ou apenas parte dele? Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Nova Iguaçu respondeu a pergunta dizendo que “ainda não há nada definido”. Com a incognita, os moradores já se dividem nas opiniões sobre os prováveis rumos da praça.
O que pensam os moradores sobre o fim da praça?
Eu discordo

Foto: Davi Boechat/Jornal de Hoje
Frequentador da Praça Santos Dumont há quatro anos, Felipe Souza, de 26 anos, acha que o possível término a praça atrapalará o lazer das crianças. “Venho com meu filho de seis anos todo fim de semana. Se a praça realmente acabar, vai ficar ainda mais difícil se divertir aqui. Moramos em uma região onde é tudo muito urbano. Faltam espaços como esse e tirar o único que nos atende é acabar com o lazer da nova geração. Quem mora por aqui precisa dessa área”, lamentou Souza.
Eu concordo

Foto: Davi Boechat/Jornal de Hoje
Prostituição, tráfico e assaltos: esse é o cenário que define a atual situação da Praça Santos Dumont, segundo Josemar Alves, morador do Centro de Nova Iguaçu há 10 anos. “Muitos usuários de drogas ficam na praça, os assaltos são frequentes e ainda tem as prostitutas que começam a fazer ponto logo que a creche (que fica em frente ao portão da praça) fecha. A praça já foi um bom lugar, mas há muito tempo está assim, só fica bom usa-la quando tem evento, relatou Alves.