Diplomata Agemar Sanctos esteve no Núcleo de Atendimento de Medidas (NAM) para uma roda de conversa e, depois, visitou a prefeitura – Na tarde da última quarta-feira, dia 6 de dezembro, o Núcleo de Atendimento de Medidas (NAM) de Mesquita recebeu o embaixador do Brasil em Belize para uma roda de conversa educativa. Na oportunidade, alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo NAM tiveram a chance de conhecer o diplomata Agemar Sanctos e fazer perguntas sobre as atividades que ele desempenha.
Um dos assuntos abordados na ocasião foi o poder de acreditar nos sonhos e não desistir deles, mesmo diante de dificuldades. “É só a pessoa querer, se dedicar e conhecer os desafios. Primeiro, acredito que é fundamental o interesse e o hábito da leitura. Lendo bastante, você vai escrever bem. Daí, vamos vencendo obstáculo por obstáculo. O Brasil, apesar do que dizem, oferece muitas oportunidades. Mas, para isso, é necessário descobrir e correr atrás”, aconselha Agemar Sanctos, que se mostrou disposto a voltar a Mesquita sempre que tiver oportunidade.
Coordenadora do Núcleo de Atendimento de Medidas, Rosana Santiago concorda com o diplomata sobre a persistência para alcançar os objetivos. E trabalha para incentivar os assistidos em relação a isso. “Não podemos desistir das nossas metas quando enfrentamos problemas. Temos de encarar eles como desafios que precisamos superar para alcançar a vitória. Essa é uma das premissas do nosso trabalho no Núcleo de Atendimento de Medidas”, defende.
Além de representar o Brasil em território estrangeiro, os embaixadores têm a função de proteger os interesses dos seus países de origem e dos cidadãos e de mediar negociações entre o governo que representa e o governo do país em que está situado, assim como repassar informações importantes. Depois do bate-papo, Agemar separou um tempo para visitar a Prefeitura de Mesquita, conhecendo inclusive o gabinete do prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.
Núcleo de Atendimento de Medidas
O NAM (Núcleo de Atendimento de Medidas) recebe jovens em situação de liberdade provisória ou que cumprem medidas cautelares. O objetivo é promover a reintegração social desses jovens, alcançando também familiares deles. O equipamento funciona no Fórum de Mesquita e oferece rodas de conversa aos assistidos, assim como cursos profissionalizantes de GNV, Lancheiro, Barbearia, Trancista, Design de Sobrancelhas, Chocolate, Marketing e LIBRAS. Concluídas as capacitações, após três meses, os mesquitenses se tornam aptos a buscar novas oportunidades profissionais no mercado de trabalho.