Empresários e poder público se unem para fomentar o crescimento de Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A diretoria da Acini e o secretário de Urbanismo de Nova Iguaçu Giovanni Guidone Foto: Ronaldo Bapt
A diretoria da Acini e o secretário de Urbanismo de Nova Iguaçu Giovanni Guidone
Foto: Ronaldo Bapt

A manhã de ontem foi marcada como o pontapé inicial da nova gestão que assume a Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (Acini) com a realização do 1º Encontro de Empresas e Profissionais do Mercado Imobiliário. Com a presença do diretor-executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, Vicente Loureiro, o evento reuniu empresários do ramo imobiliário que debateram sobre melhorias para a cidade.
Responsabilidade da gestão das cidades, a crise fiscal, as novas práticas de gestão, e a dificuldade de implantação das parcerias-público privadas foram alguns temas abordados pelo palestrante Vicente Loureiro. “Sozinho, o governo municipal não consegue resolver todos os problemas da cidade. Temos que propor mudanças”, disse o diretor executivo sobre a crise econômica municipal.
Visando melhorias no município em que foi criado, Delmo Simões, empresário e diretor da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, busca atrair investimentos para o mercado imobiliário em Nova Iguaçu. “Nasci e cresci em Nova Iguaçu. Hoje, depois de passar por diversas empresas em outros estados, sou dono de uma empresa imobiliária. Quando estava lá, me chocava ver que Nova Iguaçu, e a Baixada Fluminense em geral, não entrava nos índices divulgados pela mídia”, disse o empresário. “Precisamos nos organizar para atrair investimentos para a cidade. Nós da Acini, queremos reunir ideias e órgãos que invistam nessas ideias”, ressaltou Simões.

Ainda segundo o diretor da associação de dirigentes, a associação de empresários, o grupo precisa ter voz com o poder público para melhorar a cidade. “Somos um grupo pequeno, mas forte. Estamos construindo um alicerce hoje. Temos que ter voz com o poder público para melhorar nossa cidade”, complementou Delmo Simões.
Para Vicente Loureiro, o Calçadão de Nova Iguaçu é uma das principais fontes de renda do município, e por isso, deveria receber uma atenção especial. “O cartão postal de Nova Iguaçu é o Calçadão. Uma construção coletiva que é a nossa principal fonte de renda e de tributos para o município. O Calçadão é o nosso Corcovado. Temos que zelar por ele”, ressaltou Loureiro.
Para Cláudio Rosemberg, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu (CDL), uma das maiores preocupações dos lojistas na cidade é a mobilidade urbana. “A situação da cidade está caótica, o número de carros aumenta a cada dia. A grande questão que preocupa os comerciantes é justamente a mobilidade”, destacou Rosemberg.

Visão de futuro

O empresário Paulo Cézar Azevedo é responsável pelo primeiro apart-hotel do município Foto: Ronaldo Bapt
O empresário Paulo Cézar Azevedo é responsável pelo primeiro apart-hotel do município
Foto: Ronaldo Bapt

O empresário Paulo Cézar Azevedo, diretor da AGM Imóveis, é o responsável pela construção do primeiro prédio comercial da cidade há 20 anos. Durante o evento, Paulo Cézar destacou a receptividade do município em relação ao projeto na época. “Fui muito bem recebido no município pelo prefeito na época, o Vicente fazia parte do governo na época e até hoje, ele é uma pessoa muito capacitada. Naquela época, o Vicente já tinha a visão do que iria ser o centro comercial hoje”, disse o empresário. Além do primeiro prédio comercial, o empresário da cidade de Volta Redonda é responsável também pelo primeiro apart-hotel do município. “Em 2007 Nova Iguaçu foi notícia em rede nacional quando a seleção brasileira de vôlei visitou a cidade. Por terem ficado hospedadas em um motel na Dutra, a imagem da cidade foi manchada. Foi aí que decidimos investir no primeiro apart-hotel do município. Na época fomos chamados de loucos, porque o acesso ao Centro do Rio era mais fácil. E o Vicente abraçou mais um projeto empreendedor de sucesso”, finalizou Azevedo.
A nova diretoria da ACINI toma posse no dia 20 em um jantar de gala realizado para os associados.

Por Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!