
Foto: Patricia Maqueda
O EncontrArte 2015 está com inscrições abertas para a participação de grupos de teatro. Os interessados devem se inscrever até o dia 13 de junho diretamente no site www.encontrarte.com.br/edital, onde estão disponíveis o edital e o formulário de inscrição. Podem participar espetáculos nacionais e internacionais, nas categorias infantil, infanto-juvenil e adulto, assim como de qualquer gênero artístico: drama, comédia, musical, farsa e épicos; com atores, bonecos, formas animadas e sombras.
O trio de produtores, responsável pelo EncontrArte, Fábio Mateus, Tiago Costa e Claudina Oliveira, conversaram com o Jornal de Hoje e destacou um pouco da trajetória do projeto. Também foram destacados as novidades da 14ª edição do Festival de Teatro, uma das maiores produções culturais da Baixada Fluminense com espetáculos gratuitos para o público.
Durante mais de uma década de trajetória, o EncontrArte registrou mais de 200 apresentações entre peças teatrais e performances artísticas, além de oficinas. Mais de 150 mil pessoas, entre adultos e crianças, assistiram aos espetáculos. A iniciativa, pioneira na Baixada Fluminense, também contribuiu para a geração de renda de aproximadamente cinco mil artistas e técnicos. O festival acontece uma vez por ano e nesta edição será realizado de 24 de setembro a 3 de outubro.
Jornal de Hoje – Como surgiu o EncontrArte?
EncontrArte – O festival começou como um movimento artístico em 2002, onde grupos da região da buscavam afirmar suas potencialidades na própria Baixada Fluminense, nos espaços que existiam, e que não oportunizavam a produção local.
JH – Qual a importância de um evento deste porte para a Baixada Fluminense?
EncontrArte – Formar plateia para o Teatro, tanto de crianças e jovens estudantes, quanto de adultos, promovendo a excelência de qualidade de vida da população.
JH – Quais principais dificuldades encontradas para manter o projeto nesses 14 anos?
EncontrArte – Poucos equipamentos culturais na Baixada Fluminense. A região, com aproximadamente quatro milhões de habitantes possui apenas sete teatros que ficam em Duque de Caxias (02); Nova Iguaçu (02) ;São João de Meriti (01); Queimados (01) e Itaguaí (01). Falta de editais que contemplem os projetos da região – a maioria dos editais contemplam principalmente projetos que acontecem na Zona Sul e comunidades que recebem Unidade de Polícia Pacificadora (UPP);
JH– O Festival tem um papel cultural amplo?
EncontrArte – Sim. Pois nossa principal missão é nos consolidarmos como um núcleo de produção teatral na Baixada Fluminense, visando principalmente ampliar o mercado de trabalho para artistas e técnicos em artes cênicas e, principalmente, possibilitando ao público da Baixada Fluminense a oportunidade da fruição de espetáculos teatrais de qualidade, provenientes de várias partes do Brasil, com foco especial naqueles produzidos na própria região.
JH -Todo ano tem uma novidade no Festival. Qual é a de 2015?
EncontrArte – Neste ano, pensando na sustentabilidade, as inscrições para os grupos se dá diretamente on line. Grupos internacionais também estão sendo avisados para participarem do edital. Na programação, estamos também ampliando a grade para espaços alternativos, pelo qual a população de diferentes lugares terá acesso aos espetáculos gratuitamente.
Teatro Infantil no TopShopping
Neste fim de semana, a garotada irá se divertir no TopShopping. O Domingo D+ apresenta a peça “João e Maria na Casa de Doces”. O evento acontecerá amanhã a partir das 16h, na praça de alimentação localizada no segundo piso do shopping. O TopShopping fica na Avenida Governador Roberto Silveira 540, Centro – Nova Iguaçu. Mais informações pelo telefone: (21) 2667-1787. Entrada gratuita!
Feijoada Beneficente em Meriti
Neste domingo,17, acontecerá a Feijoada com Roda de Samba Beneficente na Loja Maçonica Fraternidade Universal 52 , Rua da Maçonaria, 52, em Vilar dos Teles. R$ 20,00. Toda verba arrecadada será revertida para a assistência social da Casa de Claudia – Morada da Fé, em São João de Meriti.
Por: Ana Paula Moresche (amoresche@jornalhoje.inf.br)