Formular propostas para o bairro, a cidade, a região da Baixada Fluminense que os seus moradores querem, com um amplo debate entre jovens, sociedade e governo. Este é um dos objetivos do seminário A Baixada Que Queremos – Juventudes, Territórios e Participação, que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro em dois municípios da região, São João de Meriti e Japeri. A iniciativa é do Baixada Para Cima!, projeto co-financiado pela União Europeia e coordenado pela instituição italiana Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) – CISP, e a ONG brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER.
O seminário contará com a presença de representantes da delegação da União Europeia no Brasil, da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, da UNICEF no Brasil, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, do projeto O Brasil que Queremos, além de secretários municipais, jovens e moradores de municípios da Baixada Fluminense. O seminário terá palestras, debates, oficinas, rodas de conversas, apresentações culturais, entre outros. A entrada é gratuita. Nos dias 26 e 27 o seminário será realizado a partir das 14h na Casa da Cultura, na rua Machado de Assis, lote 12, quadra 84, Praça da Bandeira, São João de Meriti. No dia 28 o evento acontece a partir das 10h na Escola Municipal Bernardino de Melo, na Estrada Santo Antônio, 2, Engenheiro Pedreira, Japeri.
O Baixada Para Cima! é um projeto que visa aumentar a inserção e a participação ativa de adolescentes e jovens moradores da Baixada Fluminense nos programas de assistência social municipais, estaduais e federais, contribuindo assim para o exercício pleno de cidadania para os setores em vulnerabilidade cultural, econômica e social. A realização do seminário A Baixada Que Queremos faz parte de uma das etapas do projeto. Outra etapa é a criação do Observatório Social Intermunicipal (OSI), que cuidará da elaboração e monitoramento das políticas públicas sociais na região. A instalação do conselho consultivo do OSI será realizada durante o seminário.
O professor e sociólogo Emir Sader, do projeto “O Brasil que Queremos”, participará da programação na roda de conversa com jovens da Baixada. O sociólogo falou de sua participação no seminário. “Recentemente estive em Manaus, onde jovens levantaram questões sobre o Brasil que queremos. Três destes temas levantados serão levados por representantes destes jovens para o Fórum Social Mundial, que acontecerá nos dias 19 a 22 de janeiro em Porto Alegre. No seminário A Baixada que Queremos também iremos propor uma ampla discussão entre os jovens, não só sobre a Baixada, mas também sobre o Brasil como um todo. E vamos propor também a participação de representantes destes jovens no Fórum Social Mundial”, destacou Emir.
