
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Foi enterrado na tarde de ontem, no Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, o corpo de Yuri Matheus Amaral, o adolescente de 17 anos que morreu na quarta-feira (9), após três dias de internação no Hospital da Posse, devido a uma briga em uma festa, na madrugada de segunda-feira (7), em um sítio de Nova Iguaçu. Cerca de 200 pessoas foram ao sepultamento do jovem, boa parte delas com camisas personalizadas com os dizeres “Yuri vive”.
Durante o velório de Yuri, a tia da vítima, Joana Darc de Souza, se mostrava indignada e exigiu justiça. “Yuri era trabalhador e só voltava para casa aos fins de semana. A dor que minha irmã está sentindo é indescritível, ele é um dos seis filhos e há seis anos a mãe dele perdeu uma menina de 12 anos, vítima de câncer. Espero que este crime não fique impune. Vamos fazer uma manifestação pedindo o fechamento daquele antro de perdição e venda de drogas, pois todo fim de semana acontecem brigas no local”, desabafou Joana, referindo-se ao Sítio do Nonot, no bairro Ponto Chic, local onde o adolescente foi agredido violentamente por cerca de 20 homens durante a festa “Tropa das Novinhas”.
O caso está sendo investigado pela 58ª DP (Posse), que já começou a ouvir testemunhas e suspeitos de participação nas agressões que culminaram na morte do adolescente. Os agentes estão realizando diligências e analisando as imagens de câmeras de segurança de casas vizinhas ao Sítio do Nonot, que fica na Rua João Ferreira Pinto.
Amigo que sobreviveu às agressões presta depoimento

De acordo com um menor, de 15 anos, que estava com Yuri e também foi vítima das agressões, a briga começou ainda dentro do sítio, quando um dos acusados, que pertencem a um grupo intitulado ‘grupo dos sonsos’ tentou tomar o boné de Yuri. “Como eles já são conhecidos da gente, resolvemos ir embora e saímos da festa. Mas eles foram atrás e lá fora continuou a discussão e começou uma briga generalizada. Eu tentei correr, mas me deram um chute e cai ao chão. Não sei nem como consegui sair dali. Eram mais de 20 garotos batendo na gente”, afirmou.
O jovem teve ferimentos por todo o corpo. Ele disse ainda que os responsáveis pela morte de Yuri são velhos conhecidos do bairro Cerâmica, em Nova Iguaçu, por estarem sempre “arrumando brigas sem motivos”. “É muita tristeza ver o fim que levou um grande amigo de infância. Nós estávamos ali somente para nos divertir. Sempre íamos lá e nunca brigamos com ninguém”, disse o garoto emocionado.
Brigas constantes no Sítio do Nonot
Sítio do Nonot, no bairro Ponto Chic é alvo de investigações
Foto: Ivan Teixeira
Moradores vizinhos ao estabelecimento relatam que as brigas são coisas normais de ser vistas nos finais de festas, inclusive com a entrada de menores de idade e consumo de drogas e álcool. Eles pedem que a polícia intensifique o patrulhamento na região, pois estão programados outros bailes funks para os próximos dias. O assunto não é novidade na 58ª DP (Posse). A distrital já investigou a venda de drogas e bebidas alcoólicas para menores de idade, mas não chegou ao fim por falta de provas. Segundo os policiais, a investigação continua também visando o fechamento da casa de festas.
Relembre o caso
Uma briga generalizada, que aconteceu após uma balada conhecida como ‘tropa das novinhas’, no Sítio do Nonot, no bairro Ponto Chic, em Nova Iguaçu, deixou um adolescente morto. Yuri Matheus Amaral, de 17 anos, foi violentamente espancado quando saía do evento na madrugada de domingo para segunda-feira, acompanhado de um amigo, de 15. Yuri foi socorrido para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse, mas não resistiu e morreu na manhã de quarta-feira após três dias de internação no Centro de Terapia Intensiva (CTI).
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o adolescente foi submetido à tomografia e acompanhado por um neurocirurgião, passou por um cirúrgico para drenagem de hematomas e ficou internado no CTI em estado grave, mas não resistiu e morreu após sofrer parada cardiorrespiratória.
por Erick Bello – erick.bello@jornalhoje.inf.br
Ivan Teixeira – ivan.teixeira@jornalhoje.inf.br