
Foto: Rafael Barreto
Uma simples atividade com cavalo tem trazido grandes benefícios para crianças com deficiência em Duque de Caxias. Há nove anos, o projeto Equinovida, desenvolvido em Xerém pela Prefeitura em parceria com o Ana Dantas Ranch, tem mudado a vida de muitas famílias, oferecendo serviços gratuitos de equoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia, pré-esportivo e assistência social. Com um atendimento clínico multidisciplinar especializado, o equipamento da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos cuida de cerca de 200 crianças com deficiência com idade entre três meses e 13 anos.
Segundo a coordenadora Michelle Siqueira, o principal objetivo do Equinovida é reabilitar as crianças com deficiência, tendo como princípios básicos a garantia do atendimento especializado, humanizado e universalizado e dos direitos da criança; o respeito à dignidade, condições sociais e diferenças de cada uma; a orientação dos responsáveis em relação à qualidade de vida; e a manutenção do ambiente agradável e acolhedor.
Os benefícios das atividades oferecidas diariamente no Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais são comprovados pelos relatórios anuais feitos pelos profissionais que trabalham no local, através de uma avaliação individual de cada paciente.
“Implementamos essa avaliação em 2014 e desde então observamos um aumento significativo nos objetivos alcançados. As crianças atendidas aqui tiveram uma melhora da postura, do equilíbrio, da coordenação motora, na fala e na parte cognitiva”, explica a coordenadora.
Pais relaram evolução
Os resultados desse trabalho também estão estampados no rosto de cada responsável pelas crianças que participam do projeto. Pai do pequeno Thales Baptista Aguiar de Oliveira, de apenas seis anos, Leonilson Aguiar de Oliveira lembra que quando soube que o filho tinha síndrome de down foi um momento complicado, mas com a ajuda de todos, conseguiu superar as dificuldades. Hoje, faz planos para o filho se tornar um atleta no futuro.
“O Thales começou no Equinovida com pouco mais de um ano. Antes de vir para cá, ele tinha problema de equilíbrio. A terapia ajudou bastante. Hoje ele se sente muito bem, faz diversas atividades. A ideia é que ele continue no projeto futuramente e um dia possa se tornar um atleta. Estou investindo nisso”, disse Leonilson, que tem mais um filho.
Quem também apresentou uma melhora significativa com o projeto foi Alice Silva Nunes, de apenas quatro anos. Moradora de Xerém, ela foi vítima de um erro na medicação quando tinha pouco mais de um ano e desde então sofre com a encefalopatia crônica não progressiva, que afeta seus movimentos, postura, equilíbrio e coordenação. Há cerca de um ano participa do Equinovida e as mudanças já são visíveis para o tio Valter Gregório e para a técnica de enfermagem Dayani de Souza Machado, que a acompanha.
“Desde que a Alice começou a fazer as atividades, melhorou o tônus muscular, a postura, percepção. A cada três meses levamos ela ao neurologista e ele cita essa melhora. O trabalho realizado aqui é muito bom. Ela adora vir para cá, andar a cavalo. Os profissionais são ótimos, muito atenciosos e cuidadosos com as crianças. Acabam se tornando parte da família. Esse projeto foi a melhor coisa que fizeram para as crianças com deficiência”, afirma Dayani.
Como participar
O projeto Equinovida abre vagas todos os anos para atender novas crianças com deficiência. Atualmente, existe uma fila de espera. A medida que os pacientes têm alta, atingem a idade máxima de 13 anos ou faltam três vezes seguidas, são abertas novas vagas. Para se inscrever, o interessado deve ligar para o telefone 3653-6731.
As crianças são inseridas nas atividades de acordo com a necessidade de cada uma. A avaliação é feita pela coordenadora Michelle Siqueira, que faz uma triagem. São realizadas sessões duas vezes por semana, com duração média de 40 minutos.
O Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais fica na Rua Márcio Santos Silva, 2.846 – Xerém. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.