
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Uma escola estadual de Nova Iguaçu foi selecionada por um projeto que incentiva a participação e ingresso de mulheres nas carreiras de engenharia, ciências exatas e naturais. Com o projeto “Tem menina no circuito”, o Colégio Estadual Alfredo Neves concorreu com outras 172 escolas do Brasil, e ficou entre os dez selecionados para o edital “Elas nas Exatas”.
Elaborado por professores do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o projeto teve início no ano de 2013. Neles, são desenvolvidas oficinas de eletrônica têxtil e em papel para estudantes do ensino médio com a finalidade de motivar jovens a se interessarem por ciência e tecnologia. “Criamos uma monitoria de alunos para incentivar a gostar da matéria e entender melhor. As meninas tomaram gosto e passaram a auxiliar os outros alunos do Ensino Médio”, contou o professor Paulo Henrique Sousa Silva, de 21 anos, um dos idealizadores do projeto.
O projeto é coordenado pela professora Thereza Paiva, com colaboração dos professores da UFRJ Tatiana Gabriela Rappoport, Elis Sinnecker, Miriam Mendes, Mauricio Pamplona, e os professores do C. E. Alfredo Neves, Paulo Henrique e Jonatas Henrique Pinheiro do Lago. Com monitoria das graduandas do Instituto de Física, Ilusca Janeiro e Micaela Egito.
Em quase 15 anos de experiência, o Fundo ELAS já apoiou mais de 330 grupos de mulheres jovens e adultas em todas as partes do Brasil. Já realizaram 19 concursos investindo na promoção dos direitos humanos e no protagonismo das mulheres por meio de concursos de projetos e do desenvolvimento de habilidades de organizações sociais. Para Rosana Heringer, presidente do conselho do Fundo Social Elas, os projetos poderiam ser aplicados em outras escolas do país. “São práticas que ampliam o horizonte de possibilidades das meninas em carreiras onde tradicionalmente são sub-representadas. Inauguramos um catálogo de ações e experiências que possam ser, inclusive, replicadas por outras escolas”, diz.

Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Os projetos foram selecionados por um comitê formado por representantes das três instituições parceiras, além da física Márcia Barbosa (UFRGS). O professor Paulo Henrique ficou surpreso com a seleção do projeto. “Vi o edital e pensei na probabilidade de inscrever a escola. Somos uma escola pequena, temos apenas Ensino Médio. Quando recebi o e-mail informando que havíamos sido selecionados foi uma surpresa muito grande”, contou o jovem professor.
Os projetos selecionados visam contribuir para a redução do impacto da desigualdade de gênero na escolha profissional de alunas do Ensino Médio de escolas públicas brasileiras. No projeto da escola iguaçuana, cinco meninas participaram da monitoria, Jhenifer Oliveira, de 17 anos, Ester de Souza, de 17, Celine Stephanie, de 16 anos, Liliane Neves, de 17 e Gabriela Galdiano, também de 17 anos. Delas, apenas Gabriela tem planos de cursar exatas. “Foi uma experiência única para mim e para as meninas, mesmo não seguindo a carreira, acho importante e uma responsabilidade por incentivar outras pessoas que pretendem seguir carreira. Quando o professor não pôde vir, nós demos uma aula no lugar dele. Foi muito gratificante ensinar os jovens com uma linguagem mais descontraída. Despertou em mim a vontade de cursar Engenharia Civil”, contou Gabriela.
Conquistas
Em outubro do ano passado, as meninas apresentaram trabalhos na Jornada Cientifica (JIC) da UFRJ. Na prévia do evento receberam menção honrosa e ficaram em segundo lugar na classificação geral da Jornada. Já em agosto desse ano, as meninas apresentaram um trabalho Conferência de Mulheres na Física, onde mostraram meios alternativos com fios condutores e arduinos.
Prêmio
Com o intuito de realizar oficinas de circuitos elétricos utilizando como materiais condutores flexíveis, linhas e tecidos; capacitar em programação básica utilizando o software livre Arduino e desenvolver projetos com o LilyPad, o projeto receberá R$ 30 mil para serem implementados ao longo de 2016.
Por: Gabriele de Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)