
Foto: Luiz Ambrósio
Os moradores de Queimados já podem comemorar mais um avanço na educação. Ontem foi lançado oficialmente o Programa de Educação Integral para as unidades escolares da rede estadual de ensino, no salão nobre do Palácio Guanabara, na Zona Sul do Rio. Durante o evento, que contou com a presença do Governador Luiz Fernando Pezão e do Secretário de Estado de Educação, Antônio Neto, foram assinados os convênios entre poder público e iniciativa privada que ofertará a partir do próximo ano o curso técnico em Logística Comercial no Colégio Estadual São João, beneficiando cerca de 1,8 mil alunos da unidade localizada no bairro de mesmo nome.
De acordo com Pezão o boom logístico e industrial vivido pelo município nos últimos seis anos, representado pela chegada de 34 novas fábricas e seis grandes centros logísticos, fez brotar o convênio entre as Lojas Americanas e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). “Queremos proporcionar um novo conceito educacional no estado levando educação profissionalizante às cidades que estão se desenvolvendo para qualificar principalmente os jovens para o mercado de trabalho”, frisou.
O secretário de Estado de Educação Antônio Neto ressaltou a importância da parceria entre o governo do estado, a prefeitura de Queimados e a iniciativa privada para a realização do programa de educação integral. “Se o prefeito Max Lemos não tivesse nos ajudado desde o início, não iríamos sequer ter conseguido construir uma escola moderna como é o colégio São João. Desde o início já havíamos pensado em criar um curso técnico. A escolha por logística não foi à toa. Várias empresas entre elas as Lojas Americanas têm centro de distribuição na cidade”, disse.
O colégio estadual São João tem 5 mil metros quadrados de área construída, 36 salas de aula, além de auditório e laboratórios de informática e física e foi inaugurada em maio do ano passado. A escola tem um auditório com capacidade para 137 lugares, sala de artes, laboratórios de ciências, química, física e informática e biblioteca. “Nossos alunos sairão do Ensino Fundamental preparados para se profissionalizarem e, assim conseguir o primeiro emprego”, acredita a Secretária Municipal de Educação, a professora Mirian Motta, que participou da solenidade.