Escolas de Mesquita fornecem capacitação contra incêndios

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Agentes da Defesa Civil realizaram treinamentos de evacuação para casos de princípio de incêndio com funcionários e estudantes – O futuro de um município reside nos jovens e estudantes. Preservar suas vidas significa depositar esperança na construção do “amanhã”. Por isso, a Defesa Civil de Mesquita, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza regularmente exercícios para atuação em situações de incêndio. Os mais recentes ocorreram na quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, na Creche Municipal Professora Marlene Peres, localizada em Santa Terezinha. Por meio de lições práticas e teóricas, alunos e funcionários aprenderam os protocolos para evacuação diante de possíveis incêndios.

No primeiro dia, os agentes da Defesa Civil tiveram a carga de instruir os profissionais responsáveis pelos seis segmentos da escola, que vão do Berçário ao Infantil 3, sobre como atuar durante um princípio de incêndio de maneira calma e eficiente. Os protocolos seguem as determinações do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico (COSCIP), do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Entre as instruções, destacam-se os métodos para conduzir as crianças durante a evacuação de maneira segura, como emitir o sinal sonoro, desligar a rede elétrica, entre outros.

No segundo dia, estudantes e funcionários da escola colocaram o conhecimento adquirido no primeiro dia na prática ao participarem de um simulado de evacuação. O exercício, que consistia em realizar uma evacuação completa da escola de modo ordenado em no máximo três minutos, foi um sucesso, com a evacuação tendo sido feita em 1 minuto e 44 segundos.

Viviane Glicério é diretora da escola e pontua a importância das ações que a Defesa Civil realiza, para a preservação da integridade física de quem frequenta o espaço escolar. ” Esse trabalho foi muito importante. Podemos identificar alguns pontos frágeis na nossa segurança e aprimorá-los, garantindo mais proteção para as crianças, as famílias e os funcionários “, destacou.

Defesa Civil nas escolas

As atividades realizadas na Creche Municipal Professora Marlene Peres fazem parte de uma gama de ações previstas no calendário da Educação municipal e da Defesa Civil. Entre os principais programas responsáveis por integrar essas duas pastas, destaca-se o “ Escolas Seguras, Alunos Resilientes ”, que acontece mensalmente em uma das escolas municipais de Mesquita, que promove a disseminação de conhecimentos básicos de Defesa Civil entre os alunos.
Para estudantes que buscam um conhecimento mais amplo e aprofundado, há o “Defesa Civil Juvenil” , projeto que acontece todos os anos e dura três meses. Nesse tempo, adolescentes com idades entre 13 e 16 anos aprendem lições sobre primeiros socorros, métodos de prevenção e combate a incêndios, proteção contra animais peçonhentos, entre outras aprendizagens ligadas à segurança individual e coletiva. As aulas da edição de 2025 estão previstas para começar em 15 de abril. Desde 2022, estima-se que os dois projetos, juntos, tenham capacitado mais de 10 mil pessoas nas escolas, entre estudantes e profissionais. Foto: João Pedro de Moraes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!