
Foto: Luiz Ambrosio
Indivíduos não identificados tentaram invadir a Escola Municipal Alan Kardec, no bairro Vila do Tinguá, em Queimados, no último dia 9 de março. A tentativa, no entanto, acabou frustrada. Dispositivos de segurança instalados na unidade detectaram a incursão dos “invasores” e logo após os alarmes serem acionados, eles fugiram.
Casos semelhantes também foram evitados, graças ao sistema de monitoramento por alarmes, que está presente em outras 29 unidades da rede e nos 12 Centros de Referência em Assistência Social do Município. O objetivo é justamente inibir a entrada de “desconhecidos” nos espaços públicos.
O sistema é composto por sensores instalados nos imóveis que detectam presença ou movimento e acionam a sirene. A recepção e a análise dos sinais são enviados pelos equipamentos instalados nos locais monitorados através de GPRS (Transmissão em fio), linha telefônica ou internet. Na sede da empresa prestadora do serviço, há uma central de monitoramento com quatro funcionários que ficam de plantão 24 horas por dia para atender as ocorrências. Qualquer sinal de alerta, os seguranças vão ao local e fazem contato com a polícia.
Outros casos de tentativa de invasão foram registrados desde quando o serviço começou a funcionar no município há três anos. As escolas Monteiro Lobato, no bairro São Francisco e Ana Maria Perobelli, no Primavera, também já sofreram tentativa de arrombamento, ambas sem êxito. A Secretária de Educação, a professora Miriam Mota, se mostra satisfeita com os novos equipamentos de segurança a disposição da Prefeitura: “O sistema de alarmes tem sido fundamental na proteção ao patrimônio público. Já tivemos algumas situações que poderiam acabar mal, mas os sinais sonoros inibiram os malfeitores”, ressaltou.
O Gerente da empresa responsável pelo serviço, Leonardo Sunata, 30, fala sobre o principal objetivo do sistema: “Visamos inibir e prevenir a entrada de pessoal não autorizado em uma determinada área. É importante salientar que o sistema de alarme não forma barreiras, apenas indica uma situação adversa sendo de suma importância à cumplicidade do usuário para seu perfeito funcionamento”, destaca.