
Foto: Assimp Meriti/Glaucio Burle
Com a intenção de melhorar cada vez mais a qualidade da educação pública, a Prefeitura de São João de Meriti é a primeira do Estado do Rio de Janeiro a implantar um sistema de reconhecimento facial de alunos. O objetivo é ter um controle ainda mais preciso da frequência e assim evitar faltas. A tecnologia deve ter início no segundo semestre de 2016 nas escolas municipais.
“O sistema de reconhecimento facial vai ser um grande desafio inovador. São João de Meriti vai ser pioneira no Rio de Janeiro com essa tecnologia, que trará muitos benefícios para a Educação da cidade”, declarou o secretário municipal de Trabalho, Ciência e Tecnologia, Pedro Fernando de Souza Rodrigues.
Além de coibir a ausência nas aulas, o sistema, que trabalha com a identificação de 16 pontos do rosto, garantirá a segurança dos estudantes. Com os responsáveis tendo informações em relação à frequência do aluno, a escola estreita os laços com a comunidade, fazendo com que a educação seja mais completa no município.
“Ao entrarem na escola, nossas crianças serão reconhecidas pela face e cada pai receberá uma mensagem de SMS. Isso faz com que eles tenham a importante condição de entender que a segurança de seus filhos está garantida dentro da escola. E nossos gestores terão a possibilidade de evitar a evasão escolar”, explicou o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos.
A novidade foi anunciada durante a reunião de gestores escolares, realizada na terça-feira (7), no auditório do Meriti Previ. O sistema de reconhecimento facial será realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho, Ciência e Tecnologia e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
“É com imenso prazer que realizamos essa reunião com a temática de gestão integrada. Contamos com a presença do nosso prefeito (Sandro Matos), que falou do projeto piloto de reconhecimento facial e também sobre o Meriti pela Paz, ato que será trabalhado em sala de aula com cada criança para nos prepararmos para o evento da semana que vem”, disse a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas.
O ato Meriti pela Paz será realizado na próxima segunda-feira (13). O projeto consiste em uma caminhada pela paz, apartidária, que terá concentração na Praça José de Amorim (Antiga Praça dos Três Poderes), às 8h, e seguirá até a Rodovia Presidente Dutra, na altura da Casa do Alemão.