
Foto: Maria Madalena Angelo
O bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu, conta agora com a maior escola da rede municipal iguaçuana. A Prefeitura inaugurou no sábado (18) a Escola Municipal Três Marias, uma unidade situada em uma área de 15 mil metros quadrados, juntamente com um complexo esportivo que fica na parte externa, e tem capacidade para atender cerca de 1.200 Franciscos, Josés, Joãos, Marias e tantos outros que desejavam um espaço mais digno.
Esta é a quarta escola construída em Cabuçu (as outras três são: Maria Cândida Vieira Sobreira, Ivanir Vigné e Leila Maria Cortes Sampaio), matriculando mais 2.500 crianças em três escolas regulares e uma de educação infantil. Localizada na região da antiga Estrada de Madureira, ela se soma ainda a outras três unidades escolares: Alfredo Pereira de Magalhães, Professora Priscila Bouças Villanova e Professora Creuza Alarcão.
Já a nova unidade tem, além das 14 salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala de vídeo, sala de professores, cozinha espaçosa, refeitório, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e uma área de lazer com quadra coberta. Todas as dependências estão preparadas para a instalação de ar-condicionado.
O complexo esportivo (batizado de Sebastião Antonio de Souza em homenagem ao antigo dono da área) poderá ser usado pela comunidade, pois tem campo e academia. É uma grande área de lazer.
As famílias dos alunos e moradores do bairro ficaram maravilhadas com a grandiosidade da obra. “Meu filho é um privilegiado por poder estudar nessa escola bonita. Estou há quatro meses no bairro”, contou Idelson Souza Mota, Pai de Tiago Vinicius Pacheco de Oliveira, 7 anos.
Com três filhos na nova unidade escolar, Fernanda dos Santos Ribeiro contou que após deixá-los na escola vai aproveitar para praticar exercícios na academia instalada no complexo esportivo.
Gesto nobre que mudou vidas
O prefeito Nelson Bornier e a secretária de Educação, Aparecida Rosestolato, participaram da cerimônia de inauguração. Bornier lembrou que de 2005 a 2012 não foi construída nenhuma escola em Nova Iguaçu e destacou que em 2013 visitou o prédio da antiga Escola Três Marias e ficou perplexo ao perceber que alunos estudavam em salas acanhadas em cima de esgoto.
“Nunca tinha visto uma situação igual aquela. Mexi no orçamento e prometi construir uma escola decente. Hoje o sonho se realizou, pois a Três Marias é maior da rede municipal. Fizemos uma obra de qualidade para durar. É uma grande área de lazer. Apesar da crise, não paramos de fazer obras”, enfatizou Bornier, que prometeu buscar recursos para construir uma creche no bairro.
A secretária Aparecida Rosestolato também lembrou o abandono do antigo prédio da escola municipal Três Marias. “Era uma situação lastimável. Quando vi as crianças estudando em sala com esgoto aberto falei com o prefeito, que se sensibilizou e disse que ia construir uma nova escola. E o sonho foi realizado, pois a escola ficou muito bonita”, concluiu. “Não construímos apenas um cantinho. Fizemos uma obra que vai durar por muitos anos”, emendou a secretária de Obras, Carla Neves.
Durante o evento, Nelson Bornier e Aparecida Rosestolato foram homenageados pela escola. O prefeito e a secretária ganharam uma placa de prata.
O gesto da família de Sebastião Antonio de Souza, que cedeu o terreno para a construção da escola e do complexo esportivo, não foi esquecido. O prefeito agradeceu à Geni Souza Cruz, neta de Sebastião. Emocionada, ela falou sobre o gesto do avô. “Meu avô plantou a semente e hoje estamos colhendo os frutos. Este terreno era abandonado e ele limpou e retirou todo lixo. A escola está muito linda e isso é motivo de orgulho para a família e todos moradores”, resumiu.