
Todos os anos, a Festa de Santo Antônio, padroeiro de Nova Iguaçu e de Duque de Caxias, atrai milhares de pessoas para as duas cidades. Para facilitar a circulação dos visitantes, as prefeituras prepararam esquemas especiais de trânsito para as ruas no entorno da Igreja de Santo Antônio. As interdições começam amanhã e vão até o domingo, dia 14.
Em Nova Iguaçu, serão quatro pontos de bloqueio. O tráfego de veículos fica interditado a partir das 0h do dia 11 de junho até às 24h do dia 14, na Travessa Mariano de Moura, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Avenida Governador Amaral Peixoto; na Rua Doutor Barros Júnior, entre a Avenida Governador Amaral Peixoto e a Via Light; e na Avenida Governador Amaral Peixoto, entre as ruas Otávio Tarquino e Dom Walmor.
Uma equipe com 14 agentes de trânsito e duas viaturas estará nos locais de interdição, auxiliando os motoristas. Além disso, faixas informativas serão posicionadas no entorno, comunicando sobre as mudanças.
Os taxistas que fazem ponto na Avenida Governador Amaral Peixoto serão distribuídos para as ruas Otávio Tarquino, a critério da Superintendência de Operações e Controle de Trânsito.
Em Duque de Caxias, quem passa diariamente pelo local ou pretende ir de carro para festa deve ficar atento as mudanças, que terão início amanhã, de 13h até o término do show no primeiro dia; e, definitivamente, a partir de sexta-feira (12), a partir das 14 horas até a manhã do dia 15 de junho.
Principal ponto de circulação do público, o trecho da Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, entre a Rua Nunes Alves e a Avenida Doutor Manoel Reis, será totalmente fechado para o tráfego de veículos. O desvio será feito pela Rua Nunes Alves, passando pela Avenida Dr. Plínio Casado, que funcionará em mão dupla até a Avenida Governador Leonel de Moura Brizola. O estacionamento de veículos nessas ruas estará proibido nesse período.
Com as alterações, os pontos finais de ônibus das ruas próximas ao local da festa foram deslocados para outras vias. A linha Caxias-Barra, da viação Santo Antônio, fará ponto final na Rua Bento Gonçalves, em frente ao supermercado Extra. A linha Caxias-Saens Peña, da Fábio’s, terá a última parada na Rua Almirante Barroso, próximo à quadra da GRES Grande Rio. Já os ônibus da Limousine Carioca serão deslocados para Rua 25 de Agosto, atrás do 15º Batalhão da Polícia Militar. Todas as linhas que fazem ponto final na Rua Nunes Alves serão deslocados para a Avenida Doutor Plínio Casado, em frente ao mercado Santiago.
Durante os quatro dias da comemoração do padroeiro da cidade, o Departamento de Trânsito, da secretaria municipal especial de Trabalho, Emprego e Renda e políticas de Desenvolvimento Econômico, irá trabalhar com um efetivo de 160 profissionais, entre agentes e controladores de trânsito.