
As inscrições para o curso online aberto (da sigla em inglês Mooc) de combate ao Aedes aegypti começam ontem. O objetivo é capacitar e informar a população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito (dengue, zika e chikungunya). O projeto foi desenvolvido pelas áreas de divulgação cientifica e extensão do Cederj, ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, tendo a colaboração de pesquisadores da Fiocruz. Os interessados têm até o dia 16 de janeiro.
O formato do Mooc, por ser um ambiente virtual aberto, permite atender a um grande número de alunos simultaneamente. O curso é gratuito e não precisa de pré-requisitos ou formação prévia. O material do curso consiste em vídeos, textos e atividades que podem ser impressas.
O objetivo principal para a criação do Mooc é de conscientizar a população sobre as características do mosquito Aedes aegypti. O curso leva em conta o que é necessário saber para combater o mosquito e se prevenir contra as doenças.
“Precisamos combater o agente transmissor dessas doenças. A Secretaria de Ciência e o Cederj usaram o conhecimento e ferramentas EaD para colaborar na luta contra a zika. Acreditamos ser fundamental capacitar a população para reconhecer todos os possíveis focos de Aedes”, ressaltou o presidente do Cederj, Carlos Bielschowsky.
Inscrições devem ser feitas pelo site
Após a conclusão do curso, é possível reconhecer e realizar ações de combate ao mosquito dentro de casa, além de propagar conhecimentos para a família, os amigos e a comunidade em geral. Os interessados deverão se inscrever pelo site extensão.cecierj.edu.br/mooc/.