Profissionais dos Núcleos de Regulação dos municípios da Baixada Fluminense participaram na manhã desta quarta-feira (24) do curso sobre Regulação promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), na sede do Cisbaf, em Nova Iguaçu. O curso veio atender ao pleito feito pelos prefeitos e secretários de Saúde junto ao secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr, em reunião regional ocorrida no início de maio, também no consórcio.
“A fim de organizar e garantir o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade na área de saúde é fundamental que os municípios tenham seus Núcleos Internos de Regulação bem estruturados e com recursos humanos qualificados para a finalidade”, ressaltou a superintendente de Regulação da SES-RJ, Kitty Crawford.
Durante a sua explanação, a superintendente falou sobre o funcionamento do Sistema Estadual de Regulação (SER), discutiu os principais conceitos, legislação e pontuou os critérios considerados essenciais na regulação do paciente: ordem cronológica, regionalidade, recursos da PPI (Programação Pactuada Integrada), gravidade, perfil da vaga hospitalar existente.
Posteriormente, o superintendente Administrativo, Thomaz Braga, mostrou, na prática, detalhes do preenchimento dos dados no sistema estadual e, principalmente, como deve ser a atuação da equipe dos Núcleos Internos de Regulação dos municípios com o propósito de garantir a vaga.
O complexo regulador estadual conta com 381 profissionais envolvidos e está subdividido em nove Regiões e Microrregiões de Saúde: Metropolitana I, Metropolitana II, Médio-Paraíba, Centro-Sul, Serrana, Noroeste, Norte, Baixada Litorânea e Baía da Ilha Grande.
O curso contou ainda com a presença da coordenadora das Centrais Regionais de Saúde da SES-RJ, Cassia Cattai; da secretária de Saúde de Queimados, Dra. Lívia Guedes Simões; da secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello; da diretora Técnica do Cisbaf, Dra. Márcia Cristina Ribeiro; da coordenadora Médica e do coordenador de Assistência do Samu 192 Baixada Fluminense, Simone Maçana e Ricardo Mangabeira, respectivamente.