Estudantes do Cefet protestam na Estrada de Adrianópolis

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Com faixas e cartazes, alunos ocuparam a Estrada de Adrianópolis e pediram mais segurança no trânsito
Com faixas e cartazes, alunos ocuparam a Estrada de Adrianópolis e pediram mais segurança no trânsito

Alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), localizado na Estrada de Adrianópolis, no bairro Monte Castelo, em Nova Iguaçu, realizam um protesto pacífico em que pediram mais educação no trânsito. Com cartazes, faixas e carros de som em frente à unidade, eles pediram fiscalização por parte da prefeitura para inibir os motoristas mal educados que avançam o sinal. O ato aconteceu ontem, dia em que o Jornal de Hoje relatou a dificuldade vivida por eles e moradores da região na tentativa de atravessa a pista. Na segunda-feira (11), uma aluna do segundo ano foi atropelada no local.
A estudante Beatriz Barbosa, 15 anos, é colega de turma de Caroline Pires, da mesma idade, a jovem que sofreu o acidente. Segundo ela, o atropelamento da jovem foi o estopim para que ela e seus amigos fizessem o protesto. “A gente se organizou pela manhã e começou o ato por volta das 12h40, que é um horário de grande fluxo de carros. Com dezenas de cartazes alertavam os motoristas que passavam que o local é uma área de travessia de estudantes. É um risco que corremos todos os dias”, conta a adolescente.
De acordo com Caroline Pires, vítima da insegurança do trânsito local, na segunda-feira (11), por volta das 17h30, quando atravessava a via para pegar um ônibus com destino a Tinguá, percebeu que um carro vinha em alta velocidade. “Esta foi a última coisa que eu vi. Após isso, só lembro de algumas pessoas me ajudando a voltar para a escola e depois de aproximadamente um hora, o carro do SAMU me levou para o Hospital da Posse”, disse. Caroline foi atendida na unidade, onde fez um exame de Raio-X, tomografia e teve alta na noite de terça-feira (12).
Durante o protesto, policiais do 20º BPM (Mesquita) e dois agentes de trânsito estiveram presentes para garantir a ordem pública e a segurança dos manifestantes. Porém, ainda com a presença de autoridades no local, os motoristas continuavam a ignorar o semáforo vermelho.

Grito de pai evita mais um atropelamento

Motoristas foram alertados para a importância de respeitar as leis de trânsito
Motoristas foram alertados para a importância de respeitar as leis de trânsito

Durante os 30 minutos que a equipe do Jornal de Hoje permaneceu no local, na terça-feira (12), a reportagem flagrou o desrespeito vindo de todos os tipos de veículos, desde as motos até aqueles de grande porte, como ônibus e carretas. Caminhões que prestam serviços de limpeza urbana para as prefeituras de Nova Iguaçu e Nilópolis também foram vistos avançando os sinais vermelhos, assim como coletivos das viações São José e Mirante.
O torneiro mecânico Antônio José Belarmino, de 46 anos, pai de uma aluna do 1º ano, participou do protesto que durou cerca de duas horas e relatou a insegurança sentida pelos jovens. “Minha filha quase foi atropelada outro dia. Ela escapou por pouco, pois eu vi que um veículo iria ultrapassar e eu a gritei. O que se pode ver diariamente é impaciência de motoristas que avançam o sinal vermelho, mesmo com a presença de alunos e funcionários do Cefet”, lamentou o pai.

Desencontro de informações

A presidente do grêmio estudantil do Cefet, Letícia Oliveira, disse à equipe de reportagem do Jornal de Hoje que havia uma reunião marcada para ontem, às 10h entre alunos e um representante da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu, para conversar sobre possíveis melhorias na segurança e monitoramento do trânsito. Porém, segundo eles, ninguém compareceu. Eles teriam sido informados de que o encontro ocorreria hoje, às 10h, no Centro de Operações (Conig).
Em nota, a Secretaria de Trânsito disse que a informação passada pelos alunos a respeito da reunião agendada entre as partes não procede. A secretaria disse ainda que, sobre o semáforo, foi feito contato com o subsecretário de Mobilidade Urbana, Marcelo Rezende, e verificado que este funciona normalmente. Já a lâmpada do sinal de pedestre está queimada será consertada em breve. “Além disso, como já foi informado, a Estrada de Adrianópolis receberá ainda neste semestre reforço de sinalização horizontal com tachões no eixo junto às áreas de maior demanda de tráfego e pedestre”.
Por: Erick Bello

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!