Fashion Revolution apresenta evento de moda sustentável em Belford Roxo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A Praça Eliaquim Batista recebeu, no sábado (26), a primeira edição Belford Roxo do evento Fashion Revolution. A iniciativa realizada pelo movimento global, Fashion Revolution Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, levou para o centro do município uma passarela de moda, workshops, exposições, desfile com modelos utilizando roupas sustentáveis e customizadas e ações de conscientização para transformar a maneira de produção e consumo de moda.

Valorização de artesãs e costureiras

A programação incluía bazar de trocas de roupas, estações de reparo manual, costura e customização com estamparia botânica e bordados manuais, desfile de modas, além de mural com contatos de costureiras e artesãs locais e fotos de artistas de Belford Roxo.

“O Fashion Revolution é um evento maravilhoso reconhecido em mais de 100 países e que homenageia as artesãs e costureiras de Belford Roxo, trazendo a importância do reaproveitamento de roupas”, destacou o secretário municipal de Cultura, André Luiz Carvalho, que prestigiou o evento.

Cenário global

Ainda houve atrações musicais: samba de roda, samba no pé, capoeira, hip-hop com os cantores Sorriso Smile e Enedy Rap e charme. “Ao trazer essa iniciativa para Belford Roxo, estamos inserindo o município em um cenário global de inovação e responsabilidade ambiental, fortalecendo a economia criativa e impulsionando a moda sustentável local. Nossa intenção foi promover a moda sustentável e responsável. Belford Roxo está na luta por uma moda mais justa e sustentável!”, destacou a representante do Fashion Revolution em Belford Roxo, Telma Moreno.

Artesãos do município

O trabalho das costureiras e artes do município também é motivo de valorização e de um discurso emocionado do representante do movimento global. “Esse evento de sustentabilidade na moda está acontecendo em todo o Brasil. É um reconhecimento de valorização das costureiras, que sem elas, não existiriam como vitrines e as roupas nos nossos armários. Uma pouco profissional valorizada, e que necessita desse reconhecimento. Essas roupas representam o trabalho de grande qualidade das costureiras e artesãs de Belford Roxo”, destacou Telma Moreno, que também atua como produtora de moda, costureira e artesã.

Revolução da Moda

O Fashion Revolution é um movimento global criado em 2013, no Reino Unido, em resposta ao desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, onde mais de 1.100 trabalhadores da indústria da moda perderam a vida em condições precárias de trabalho. Desde então, o movimento foi oferecido por mais de 100 países, promovendo uma indústria da moda mais ética, sustentável e transparente.

Presente no Brasil desde 2014, o Fashion Revolution questiona: “Quem fez minhas roupas?”, incentivando consumidores, marcas e governos a refletirem sobre o impacto social e ambiental da moda. A semana do Fashion Revolution, realizada anualmente em abril, mobiliza debates, workshops, exposições e ações de conscientização para transformar a maneira como produzimos e consumimos moda.

O movimento atua pautado em três pilares principais:

Direitos Humanos – Valorização dos trabalhadores da moda e combate ao trabalho escravo e infantil.

Sustentabilidade – Incentivo à moda circular, ao upcycling e à redução de resíduos têxteis.

Transparência – Exigência de práticas éticas por parte das marcas e da indústria têxtil.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!