Feira da Roça de Queimados comemora cinco anos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O estudante Flávio Neves é adepto de produtos orgânicos Foto: Ian Marlon PMQ
O estudante Flávio Neves é adepto de produtos orgânicos
Foto: Ian Marlon PMQ

Na Baixada Fluminense a agricultura familiar com técnicas autossustentáveis que proporcionam aos consumidores produtos sem agrotóxicos deu certo em Queimados. Para comemorar cinco anos da Feira da Roça da cidade, será realizada na segunda-feira (12), às 14h, uma festa de aniversário na sede da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (SEDRAG), na Rua Francisco Gabriel, s/n° – Vila Camorim.
A ideia da feira é fortalecer os produtores rurais com a comercialização de agroecológicos e na manhã de todas as quintas, quem passa no Centro do município, junto à rampa de acesso da estação ferroviária, pode comprar frutas, verduras, legumes e variedades de produtos caseiros direto das mãos dos próprios agricultores. A Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ) é coordenada e estimulada pela Prefeitura de Queimados, através da SEDRAG. Ao longo dos anos, os 25 produtores integrantes da feira receberam cursos de capacitação e palestras voltadas para técnicas de plantio e cultivo da Emater-Rio.
Para o estudante Flávio Neves, de 35 anos, a feira é um estímulo às pessoas adeptas da cultura orgânica e que gostam de produtos de qualidade. “Sou adepto de uma alimentação saudável e gosto muito de vir aqui para fazer compras. Além de saber a procedência das frutas, legumes e verduras também sei que não usam qualquer química durante o cultivo. Isso é um fator importante para quem deseja ter uma alimentação mais saudável”, completou.
Segundo o subsecretário da pasta, Orlando Sá, a próxima etapa é adquirir o selo orgânico para que produtores possam comercializá-los em outras cidades. “Estamos aguardando uma resposta do Ministério da Agricultura já que cadastramos o grupo de produtores da feira no Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg). Esse sistema é o único válido para reconhecimento do selo e sua comercialização no Brasil”, comentou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!