Feira multicultural difunde novas tendências em Queimados

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Lançamento de livros, saraus, oficinas e poesia foram algumas das atividades do evento
Thiago Loureiro – Divulgação

O primeiro dia da feira Multi-Queimados foi de grande expectativa com o lançamento de livros, realização de saraus e oficinas literárias. O público conheceu as histórias dos livros a partir do ponto de vista dos autores e até se aventurou a escrever um livro com a orientação das próprias editoras. Para os apaixonados por poesia, o sarau foi uma boa pedida. Até os pequenos se divertiram com as oficinas de contação de história. Enfim, teve diversão para todos os gostos e livros para todas as idades. Assim foi o primeiro dos três dias da primeira feira multicultural em Queimados, realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque. O evento será encerrado hoje (15) com uma extensa programação, que começa às 10 e vai até às 20h.
Ao todo, a Feira reuniu mais de 30 expositores, entre escritores de vários gêneros literários, artesãos, pintores, além de mais de 2 mil títulos literários que estão sendo comercializados a preços populares. Neste sábado, serão realizadas oficinas de desenho e contação de história para a criançada, terá literatura policial, oficina de poesia, teatro, rodas de conversas sobre temas variados, sarau, palestras e lançamento de novas obras literárias. Tudo no mesmo local e com entrada gratuita.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, a intenção é inserir a feira no calendário oficial de eventos da cidade.  “Diante da grande receptividade do público vamos lutar para inserir a feira no calendário anual de eventos sim. Enquanto poder público é nosso dever incentivar o acesso à cultura de várias maneiras e a leitura é a mais tradicional delas. Nosso prefeito Carlos Vilela é um grande entusiasta da iniciativa”, enfatizou.

Família de escritores marca presença

Perla de Castro, irmã de Pietro Peres, ambos filhos de Isis de Castro, todos trabalham com Literatura. Perla, além de ser uma das organizadoras da primeira feira Multicultural de Queimados, é editora da revista e editora Litere-se e lançou seu primeiro livro na feira; seu irmão desenha Mangá e está escrevendo um livro em quadrinhos e sua mãe, a maior incentivadora dos filhos, Isis de Castro, não deixou por menos e  também lançou o livro “Devaneios em Flores” na feira multi.
Isis conta toda prosa, que tudo começou no berço. “Sempre tivemos o hábito de ler muito lá em casa e tudo começou no berço. As historinhas de infância, contadas e recontadas mil vezes ficou na cabecinha deles e inspirou a escrita. Hoje me emociono em ver como eles se desenvolveram e hoje seguem seus próprios passos literários”, enfatizou ao dar um depoimento emocionado durante o lançamento da feira.

Oportunidade para escritores locais

Vários escritores lançaram livros na feira multicultural durante este final de semana. Entre eles: Adriana Igrejas, Eva Correa, Isi Castro, Elisângela Medeiros e a própria organizadora da feira, Perla Castro, que lançou o livro de poesias “Estesia”. Mesmo escrevendo desde os 11 anos de idade, esta foi a primeira publicação  da escritora e editora. “Entre meu dormir e acordar acontece mil poesias. A magia do criar está em poder ser quem eu quiser e estar em qualquer lugar nessas palavras sou eu, é tu, é ninguém. Palavras têm vida própria assim como as faces de mim” – declamou a autora.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!