Feirão de Empregos atraiu multidão à Chatuba

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Foto Maicon Ferraz
Foto: Maicon Ferraz

O bairro da Chatuba, em Mesquita, recebeu na manhã de ontem o 1º Feirão de Oportunidades e Empregabilidade. Realizado pelo Instituto Mundo Novo, o evento atraiu um grande número de pessoas. Adolescentes, jovens e até idosos visitaram os estandes montados no local em busca de oportunidades no mercado de trabalho, cursos de capacitação e estágios remunerados em mais de 20 áreas de atuação. O feirão contou ainda com a realização de palestras e workshops com instruções sobre como se comportar em entrevistas e conquistar o primeiro emprego.
O evento, além de gerar oportunidade para os jovens frequentadores do Instituto, ofereceu também oportunidades para familiares e moradores da região. “Esse feirão é uma experiência incrível para nós. Estamos promovendo oportunidade para crianças e adolescentes que já frequentam, mas poder gerar oportunidades para os familiares, jovens e adultos da Chatuba e de outras comunidades”, disse Bianca Carvalho, presidente do Instituto Mundo Novo.
Renato dos Santos, de 19 anos, estava em busca de independência financeira. “Vim atrás de uma vaga na área de telemarketing, não quero mais depender dos meus pais”, disse o jovem. Greiciane da Silva, de 30 anos, contou que está afastada do mercado há muitos anos, pois precisou parar de trabalhar para criar os filhos. “Agora estou louca por um emprego”, disse. A procura por emprego por pessoas acima de 60 anos surpreendeu os organizadores. “Moro sozinha, não tenho pensão e não quero depender do favor dos meus filhos. Estou pronta para o que vier, não corro de trabalho”, disse Nilcy das Graças Tavares, de 63 anos.

Bolsas de até 100% para estudantes
Estandes com representantes de várias empresas da região foram montados no local com vagas para diferentes níveis de escolaridade. Oferecendo bolsas de estudos para o curso pré-vestibular, o empreendedor educacional Edson Urubatan almeja o sucesso dos moradores da região. “O PEC está oferecendo vagas para o curso de pré-vestibular. Com bolsas de 100%, e mais 25 bolsas com valor simbólico entre R$25,00 e R$40,00. As crianças participarão do nosso Projeto UERJ e irão ganhar uniforme, material didático e a ascensão para a Universidade Estadual”, informou Urubatan. Desde 2003, o Colégio e Curso PEC ajudou a aprovar mais de 6 mil alunos ao ensino superior e diversas instituições militares do Brasil.
Segundo a educadora social do Instituto, Luciana Simãozinho, a ideia do Feirão surgiu através dos trabalhos realizados em prol da comunidade. “Desenvolvemos um trabalho com jovens há 12 anos, e começamos a observar através dos cursos oferecidos a necessidade de capacitação profissional, documentação e maior dificuldade delas: conseguir uma oportunidade de emprego. Para conquistar uma vaga, eles tinham que estar capacitados e com a documentação em dia. Pensamos muito em como poderíamos trazer para Mesquita essas oportunidades para a população. Não é um feirão só de empregabilidade, é um feirão de oportunidades”, contou a educadora.
Ainda segundo ela, não adianta oferecer a oportunidade sem dar o embasamento para o público interessado. “Pensando nesse embasamento, preparamos o workshop ‘Em busca de crescimento profissional’. Isso tudo é para pessoas que não tenham visibilidade profissional para que elas consigam buscar essa oportunidade”, finalizou.

Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!