Festival Audiovisual Iguacine promove encontros coletivos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O longa “O prefeito” está competindo na categoria "Mostra da Baixada Fluminense"
O longa “O prefeito” está competindo na categoria “Mostra da Baixada Fluminense”

O Festival Audiovisual Iguacine aberto na tarde de ontem (24) para convidados, estreia nesta quarta-feira (25) uma programação especial no Complexo Cultural de Nova Iguaçu, às 20h. O projeto é pioneiro na Baixada Fluminense e em sua quarta edição promete movimentar diversos pontos da cidade, com todas as exibições gratuitas, até a próxima segunda-feira (29). Consolidado na região e com três edições realizadas em 2008, 2009 e 2010, o Iguacine retorna apostando na mistura de imagens, territórios, práticas e modos de produzir audiovisual para promover encontros com coletivos. As atividades também serão realizados na Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, em Austin, na Praça de Austin e no Laboratório Cultural, bairro Califórnia.

A “Mostra Panorama Nacional” exibirá três longas-metragens inéditos de grandes diretores, que ainda irão estrear no circuito comercial. “Seca”, de Maria Augusta Ramos, que será exibido hoje. “O Prefeito”, de Bruno Safadi, está na programação de amanhã (26) e “Um Filme de Cinema”, de Walter Carvalho, na sexta (27). Ambos serão apresentados no Complexo Cultural.

Além da “Mostra  Panorama Nacional” terá a “Mostra ELC 10 anos em 10 filmes” e as competitivas “Mostra Competitiva Nacional”, que obteve 224 filmes inscritos de 19 estados, e “Mostra Competitiva Baixada”, que registrou 37 inscrições.

O comercial “Seca”, de Maria Augusta Ramos, tem estreia no festival
O comercial “Seca”, de Maria Augusta Ramos, tem estreia no festival

No sábado (28), os organizadores do evento irão revenciar os quatro homenageados desta edição: O filme “KBela”; o artista plástico local Raimundo Rodriguez; o Ponto Cine (sala de cinema independente de Guadalupe) e Cavi Borges, criador da locadora e produtora Cavídeo. Neste mesmo dia Já na “Mostra Competitiva Nacional” serão revelados 27 curtas metragens de nove Estados e a “Mostra Competitiva Baixada” terá 13 filmes de seis municípios. As mostras competitivas acontecerão no Complexo Cultural de Nova Iguaçu e a premiação será no dia 28 (sábado).

No domingo (29), na Praça de Austin, será apresentado os premiados das Mostras Competitivas e uma Batalha de Rima do grupo QDN RAP. A “Mostra ELC 10 anos em 10 filmes” fará um panorama da produção dos 10 anos da Escola Livre de Cinema e exibirá quatro sessões na ELC, no Laboratório Cultural e no Complexo Cultural de Nova Iguaçu para crianças da Rede Pública de Ensino.

Já na “Mostra Competitiva Nacional” serão revelados 27 curtas metragens de nove Estados e a “Mostra Competitiva Baixada” terá 13 filmes de seis municípios. As mostras competitivas acontecerão no Complexo Cultural de Nova Iguaçu e a premiação será no dia 28 (sábado).

Segundo a coordenadora do Iguacine, Luana Pinheiro, a importância do evento está na mistura de imagens, territórios, práticas e na promoção de encontros. “A Escola Livre de Cinema comemora o retorno do festival e espera contribuir com o cenário de audiovisual da Baixada, estimulando cada vez mais a produção de novas narrativas sobre esse território. O Iguacine será uma demonstração do audiovisual como modo de pensar, sentir e agir nesse lugar, acrescenta Luana”.

Confira a programação completa no site http://escolalivredecinemani.com.br/iguacine/

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!