
Foto: Divulgação/ Secretaria de Turismo
Desde 2013, os amantes do voo livre ganharam um espaço na Baixada Fluminense. É da Rampa da Paz, no Parque Gericinó, entre os municípios de Mesquita e Nilópolis, que os fãs do esporte realizam seus saltos. E pela primeira vez, a Baixada recebe um Festival de Voo Livre. A atividade faz parte das festividades pelos 68 anos do município de Nilópolis e acontece neste sábado e domingo, a partir das 8h.
De acordo com a equipe da secretaria municipal de Turismo, a atividade acontece gratuitamente desde 2013. “Temos uma lista de espera por conta do trabalho ser quase artesanal. O instrutor atende cinco alunos por turma”, informou a secretária da pasta, Marcia Cristina Teixeira D’Anunciação.
A perspectiva de público é de 1.500 pessoas. A secretaria recebeu até o último dia 18 inscrições de interessados em participar do festival. “O prefeito Alessandro Calazans dá todo apoio e estrutura para o funcionando do curso. Agora, depois de dois anos, estamos realizando pela primeira vez o Festival de Voo Livre de Nilópolis. Esperamos receber pessoas de todo Rio de Janeiro”, declarou Marcia D’Anunciação. Para realizar os saltos é preciso ser maior de 18 anos e ser habilitado. Durante o festival serão realizados sorteios de voos duplos para pessoas que não possuem habilitação na categoria. Ainda segundo a secretária, além de atrair pessoas para o município, o festival irá contribuir para fomentar o comércio local.
Município oferece curso gratuito
Um curso de voo livre custa em média R$4 mil reais. “Nilópolis é o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a oferecer gratuitamente o curso de parapentes, já passaram pelo nosso curso aproximadamente 70 alunos. Sinto-me satisfeita em poder estar contribuindo e realizando sonhos de muitos que não teriam condições financeiras de concluir o curso”, disse a secretária de Turismo, Marcia Cristina Teixeira D’Anunciação. Conforme a secretária, muitos alunos do curso já realizaram seu primeiro voo solo.
Os interessados em participar do curso devem se dirigir a Secretaria Municipal de Turismo, localizada na Rua Antônio João Mendonça, 21, Centro – Nilópolis. É importante destacar que só maiores de idade podem se inscrever e que já existe uma fila de espera.