
Foto: Davi Boechat/Jornal de Hoje
No último sábado, milhares de pessoas saíram às ruas em toda a Baixada Fluminense para distribuir gratuitamente o livro ‘Viva com Esperança’. Cerca de 150 mil exemplares foram entregues, de acordo com a organização. Escrito por Mark Finley, renomado conferencista internacional, e pelo cardiologista nuclear Peter Landless, o livro traz mensagens que visam promover saúde para os leitores. A ação fez parte da oitava edição do ‘Impacto Esperança’, projeto anual promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Conhecida pela observância do sábado como dia de descanso, a denominação protestante fundada em 1863 tem na saúde uma das ênfases da sua doutrina. Voluntariamente, mais de dois milhões fiéis adventistas tomaram simultaneamente as ruas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador para entregar exemplares do livro, que foi traduzido para diversos idiomas e será distribuído em todo mundo.
Na Baixada Fluminense, milhares de membros da igreja participaram do evento. Além da distribuição realizada pelas igrejas locais na parte da manhã, dezenas de pessoas realizaram uma segunda ação durante à tarde, no Centro de Nova Iguaçu, onde foram distribuídos 10 mil livros a quem passava pelo Calçadão, Via Light e bairros próximos.
Conteúdo agrada leitores
De acordo com o Pastor Sandro Cruz, líder dos jovens de 311 igrejas que compõem a Associação Rio Sul, responsável pela administração local da Igreja Adventista, a ação mostrou uma das funções sociais da instituição: “Essa é uma maneira de mostrar que nos preocupamos com a saúde de toda a população. Os números indicam o crescimento de doenças que podem ser evitadas com hábitos saudáveis. E nós queremos mostrar às pessoas que elas podem viver melhor, com mais saúde e esperança”, disse Cruz.
Um dos exemplares foi entregue ao estudante de Letras André Magalhães, de 21 anos, que mesmo com uma leitura superficial, aprovou o conteúdo impresso nas páginas do livro. “Já vi algo sobre depressão e obesidade. São temas interessantes e que causam problemas a milhões de pessoas. Com certeza vou lê-lo completamente”, disse Magalhães, que se considera um leitor voraz.
Abraços grátis
Além da distribuição de livros, participantes ofereceram ‘abraços grátis’ e estenderam faixas com mensagens de esperança.
“De modo geral, a população deseja viver mais, melhor e com boa qualidade de vida. Esse projeto colabora para que a partir dele, mais pessoas adiram a um estilo de vida mais saudável, se preocupando, dentre outras coisas, com a alimentação e prática de exercícios físicos. A igreja entende que deve ser relevante na comunidade. Assim como Jesus esteve aqui e trouxe saúde, cura e benefícios, a igreja entende que tem uma missão espelhada no que Cristo fez”, comentou o Pr. Itamar Lelis, líder da Igreja Adventista na Associação Rio Sul.
Por: Davi Boechat (davi.boechat@jornalhoje.inf.br)
*Com informações do adventistas.org