Fim da falta d’água em bairro de Queimados

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O prefeito Max Lemos lembrou que outros três reservatórios estão sendo construídos na cidade Foto: Luiz Ambrósio 
O prefeito Max Lemos lembrou que outros três reservatórios estão sendo construídos na cidade
Foto: Luiz Ambrósio

O “pinga-pinga” das torneiras dos moradores da Vila Americana, em Queimados, será coisa do passado. Tudo porque na última sexta-feira (9) o prefeito de Queimados, Max Lemos, o presidente da Nova Cedae, Jorge Briard, inauguraram o novo sistema de abastecimento de água do bairro. Com investimento de R$ 11 milhões, as obras consistiram no assentamento do tronco coletor com 1.908 metros de extensão, 8.707 metros de redes distribuidoras e 750 novas ligações prediais, que vão garantir a ampliação da oferta de água para todo o bairro. O novo sistema terá capacidade de distribuição de 750 m³ de água por dia, sendo 250 litros/dia por pessoa. Ao todo, mais de 3 mil moradores serão beneficiados com o novo sistema.
Para Max Lemos, a normalização da rede de abastecimento na região é resultado do trabalho de parceria da Prefeitura com a Nova Cedae. “Estamos resolvendo um problema que se arrastava há anos na região. Graças à parceria com a Cedae, além desse trabalho, estamos construindo três novos reservatórios para erradicar de vez a falta d’água em toda a cidade. O projeto conta com 80 quilômetros de tubulação. Esse é o maior investimento em água potável da história de Queimados. Quando finalizado nossa cidade será a primeira da região metropolitana com 100% de abastecimento”, concluiu.
O projeto de universalização do abastecimento de água no município de Queimados, em parceria com a Nova Cedae, faz parte do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense. Com investimento de quase R$ 80 milhões serão 80 quilômetros de redes de distribuição com 10 mil ligações domiciliares, que incluem ainda a instalação de hidrômetros nas residências dos moradores. Os novos sistemas vão beneficiar diretamente mais de 100 mil moradores de quase 20 bairros. As obras incluem ainda a construção de três novos reservatórios espalhados na cidade. Com a finalização do projeto, Queimados será a primeira da região metropolitana a ter 100% de abastecimento de água.

Dona de casa andava cinco quilômetros por água

Segundo Briard, a parceria entre o poder público e o setor privado beneficia diretamente a população trazendo mais qualidade de vida. “Além do abastecimento total de água dessa região fizemos também toda a parte de saneamento. Isso traz qualidade de vidas a milhares de famílias da Baixada Fluminense. Em parceria através da mão de obra da Prefeitura, conseguimos sanar a falta de água do bairro. Isso é só o começo porque estamos ampliando toda a rede em ouras regiões da cidade”, disse.
Moradora da Vila Americana, a dona de casa Thaís Rodrigues, de 20 anos, comemorou a chegada do fornecimento de água. “Antes tinha que andar quase cinco quilômetros para buscar água no bairro próximo, no Jardim do Trevo. Ia de bicicleta até mesmo à pé e voltava com o balde apoiado na cabeça. Senão fizesse isso não tinha água para cozinhar, lavar a louça e tomar banho. Isso é sonho!”, disse segurando o filho de Pietro, de apenas dois anos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!