Formação Continuada é o diferencial na educação de São João de Meriti

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Professora Magda Fernandes ministra o curso do Prosa aos profissionais da educação meritiense  Foto: Assimp Meriti/Gláucio Burle
Professora Magda Fernandes ministra o curso do Prosa aos profissionais da educação meritiense
Foto: Assimp Meriti/Gláucio Burle

Com cerca de 34 mil estudantes matriculados nas 67 escolas da rede pública municipal, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São João de Meriti tem como desafio oferecer um ensino de excelência e que faça a diferença no futuro dessas crianças e adolescentes. A Prefeitura procura disponibilizar toda a estrutura necessária para atender os alunos da forma ideal.
Ao todo, 57 escolas já foram reformadas e ampliadas, e até o final de 2016, as demais unidades também terão suas reformas concluídas. Toda essa estrutura física é fundamental e muito importante no processo de ensino. Porém, para que se atinja a qualidade desejada, os profissionais da rede precisam de uma atenção especial, para que possam estar sempre motivados, capacitados e prontos pra transmitirem da melhor maneira seus conhecimentos aos alunos.
Para isso, a Secretaria de Educação investe em diversas atividades de formação continuada, realizadas através de parcerias e direcionadas a todos que atuam nas unidades escolares da cidade, já tendo capacitado milhares de profissionais desde 2009. A educação continuada está prevista no Plano Nacional de Educação – Lei Federal nº 13005/14.

Professora Adelina Ignácio (ao fundo) durante uma atividade do Prosa com as demais profissionais da educação Foto: Assimp Meriti/Gláucio Burle
Professora Adelina Ignácio (ao fundo) durante uma atividade do Prosa com as demais profissionais da educação
Foto: Assimp Meriti/Gláucio Burle

A partir dessas atividades, o município inovou mais uma vez, e em 2010, criou o Programa Municipal de Formação Continuada – Prosa em Meriti. O programa também consiste na capacitação continuada, porém com o diferencial de ser ministrado pelos próprios professores do município. O Prosa é uma oportunidade para que os profissionais da educação possam compartilhar seus conhecimentos com os outros educadores da rede. O programa oferece diversos cursos, com temas variados anualmente, visando atender as demandas de todos os profissionais da educação meritiense.
“No Prosa buscamos equilibrar teoria e prática por meio de estudo, pesquisa, leitura e diálogo, sempre pensando na sala de aula. Fazemos uma reflexão sobre o que está dando certo ou errado, sobre resultados, se o aluno não está aprendendo e o que podemos fazer de diferente para mudar isso. O Prosa é um espaço exatamente para essa construção e troca de saberes, destacando o papel do educador na garantia da aprendizagem e do desenvolvimento integral do aluno”, explica a coordenadora do Prosa, Zenaide Rosa.

Mais de três mil capacitados

Ao longo dos sete anos de Programa já foram realizados 93 cursos, que certificaram mais de três mil profissionais da educação. Em 2016, oito cursos estão em andamento, dentre eles o de “Estratégias Pedagógicas Funcionais para Pessoas com Deficiência”. Ministrado pela professora, Magda Fernandes, a atividade tem duas turmas, com 50 profissionais participando de cada uma.
“Sou professora aqui do município há 18 anos e hoje estou na Escola Municipal Especial Professora Mariza Azevedo Catarino. Neste curso orientamos os educadores que têm alunos com algum tipo de deficiência a desenvolverem o Plano Educacional Individualizado (PEI), que colabora com a inclusão desses alunos em uma turma comum. Participar do Prosa é uma experiência fantástica. Essa interação e compartilhamento de conhecimentos com outros professores é um aprendizado gigantesco. Hoje estou aqui como orientadora de estudos, mas continuo participando de diversos outros como aluna. Esse é o diferencial da formação continuada em São João de Meriti”, conta a professora Magda.
Participante assídua dos cursos do Prosa, a professora da Creche Municipal Lindaura Amorim, Adelina Ignácio da Fonseca, conta sobre a importância dos novos aprendizados obtidos com os cursos. “Sou professora em Meriti desde 1991 e o Prosa me dá a oportunidade de continuar aprendendo. Esse ano estou com uma aluna autista e este curso tem me ajudado bastante a saber como trabalhar da melhor maneira com ela. Tudo que aprendemos colocamos em prática em sala de aula e o resultado é muito positivo para o aprendizado dos alunos”, afirmou.
Uma das idealizadoras do Prosa, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas, fala sobre o Programa. “A formação continuada é a porta de entrada para o crescimento humano. E na educação, em especial, significa o toque mágico entre as teorias e práticas dos processos de ensino e aprendizagem. O Prosa tem essa consciência e trabalha com interação e afeto para levar e trazer os conhecimentos que se transformam em qualidade e resultados aos nossos alunos e professores”.
No segundo semestre será realizada uma grande formatura com os profissionais que participaram dos cursos do Prosa em 2016.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!