
Foto: Gabriele Souza/Jornal de Hoje
Em Nova Iguaçu, funcionários da Coordenação de Cemitérios da cidade, localizada nas dependências do Cemitério Municipal, denunciaram à equipe do Jornal de Hoje as péssimas condições de higiene em que estão trabalhando. Doenças respiratórias e a presença de roedores passaram a fazer parte do cotidiano daqueles que trabalham no local.
Ao entrar no cemitério de Nova Iguaçu é possível avistar um lugar limpo, bem pavimentado e com funcionários bem equipados. Porém, apesar da boa impressão em um primeiro momento, é em um cubículo, com um ar condicionado antigo, cheiro de mofo e baratas na porta que funciona a Coordenação de Cemitérios de Nova Iguaçu.
Um funcionário que não quis se identificar relatou que o problema é antigo. “Estamos há algum tempo convivendo com essa situação, às vezes fica impossível chegar perto da sala. Ela não possui janelas e alguns colegas de trabalho fumam lá dentro”, revelou um funcionário que não quis se identificar.
Na sala ao lado, as ossadas estão armazenadas em sacolas plásticas e empilhadas em prateleiras. A umidade já faz parte do local, poças de água tomam conta do chão onde é possível avistar alguns ratos. “Aqui nessa sala é onde estamos guardando os ossos, estão todos identificados, mas em sacos plásticos um por cima do outro, o que tem atraído muitos bichos”, contou outro funcionário.
Por conta do mofo nas salas, alguns funcionários estão desenvolvendo problemas respiratórios. “É um absurdo a situação em que nos encontramos. Há mais de um ano foi enviado um ofício para a Secretaria de Obras pedindo a nossa retirada daqui, porém continuamos do mesmo jeito”, relatou um homem. Ainda segundo ele, durante o verão a situação fica ainda pior. “No verão, a invasão das baratas aumenta. Junto com elas, convivemos também com ratos que se alojam nessa sala úmida.”
Funerária despejava lixo de forma inadequada

Foto: Gabriele Souza/Jornal de Hoje
A Funerária São Salvador é quem possui a concessão para administrar os cinco cemitérios da cidade de Nova Iguaçu. Apesar do órgão municipal ficar localizado dentro do Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, segundo a assessoria da Prefeitura, é a funerária quem deve oferecer estrutura adequada para os funcionários dos cemitérios da cidade.
Não é a primeira vez que a São Salvador causa problemas para a Prefeitura de Nova Iguaçu. Em junho de 2013, a funerária foi autuada pela Defesa Civil por despejar o lixo dos cemitérios da cidade em local desprotegido, um perigo para a saúde pública.
Procurada pela redação, a Funerária São Salvador não se manifestou até o fechamento desta edição.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)