Furnas Educa irá beneficiar 800 alunos em Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
As crianças participam de atividades recreativas que conscientizam sobre o uso dos recursos naturais
As crianças participam de atividades recreativas que conscientizam sobre o uso dos recursos naturais

Até o dia 24 de maio, cerca de 800 alunos da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu terão participado do Programa Furnas Educa, que prevê educação ambiental em escolas públicas municipais. As ações visam à conscientização sobre conservação, uso racional de energia e água e prevenção às queimadas.  Neste programa, os estudantes aprendem de maneira lúdica o que devem ou não fazer, por exemplo, durante o banho para poupar energia elétrica e água, entre outras coisas.
A próxima apresentação da equipe é na Escola Municipal Mascarenhas de Moraes, no dia 10, mas o Furnas Educa já esteve nas Escolas Municipais, Adrianópolis, e José Ribeiro Guimarães.  Em todas, a interação das crianças é grande com o recreador Miguel Bastos, que durante todo o tempo propõe brincadeiras aceitas imediatamente pelas crianças.
“Acho que o grande trunfo deste retorno das crianças é a linguagem adequada a cada faixa etária. Nossa preocupação é deixar bons exemplos sobre o uso consciente dos recursos naturais”, explicou Miguel.
Além das brincadeiras voltadas para o uso correto da água e da energia elétrica, os estudantes também são orientados a combater o mosquito da dengue. Lição que está na ponta da língua da garotada que não quer saber de jogar garrafas nas ruas ou deixar água parada.
Nas dinâmicas, os alunos aprendem que não devem carregar o celular e ao mesmo tempo usar o fone de ouvido, ficar com a porta da geladeira aberta por muito tempo. “Gostei muito de participara das brincadeiras. Aprendi que posso até me queimar se colocar o celular para carregar e ao mesmo tempo ouvir música com o fone de ouvido”, contou Thalita da Silva, 10 anos e aluna do 5º ano da Escola Municipal Dr. Thibau.
A Professora Renata Alves Reis achou muito boa as atividades e pretende usar as sugestões contidas nos cadernos da Energia e de vocabulários fornecidos pelo programa. Já os alunos recebem lápis, apontador, certificado e uma cartilha de atividades.
Escolas que receberão o Furnas Educa: Professor Rui de Queiroz (dia 11), Professora Therezinha da Silva (dia 12), Ciep 022-Presidente Getúlio Vargas (dia 17), Estanislau Ribeiro do Amaral (dia 18), Kerma Moreira Franco (dia 19),Governador Leonel Brizola (dia 20), Monteiro Lobato e Professora Izabel dos Santos (dia 24).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!