
Foto: Luiz Ambrosio
Durante muito tempo, os games foram vistos apenas como entretenimento. Nos últimos anos, entretanto, os jogos vêm perdendo o estigma de que sejam apenas um passatempo e passaram de bandidos a mocinhos no campo da educação. Na semana passada a Escola Estadual São João provou que jogos e educação podem andar de mãos dadas transformando o seu pátio em um grande tabuleiro e os alunos em peças de um jogo de RPG, num game idealizado e feito pelos alunos através do conhecimento interdisciplinar em mitologia.
O jogo dividiu a turma do 1º ano do colegial em quatro grupos mitológicos: grego, indígena, egípcio e nórdico, que batalharam pela vitória numa repaginação do xadrez, unindo conhecimentos obtidos pelos alunos sobre vestuário, poderes, costumes e personagens. A atividade foi resultado da junção interdisciplinar entre ensino religioso, filosofia, educação física e inglês.
A diretora da unidade Sonia Lessa, explicou que a “gameficação” é uma nova forma de ensinar do jeito que a nova geração assimila melhor o conteúdo. “Unimos as disciplinas e propomos aos alunos a brincadeira, foram meses de programação, os alunos pesquisaram em nosso laboratório de informática, assimilaram os conhecimentos das aulas, confeccionaram toda a vestimenta a partir das histórias mitológicas e criaram as regras a partir dos poderes das entidades. Assim, nossa equipe conseguiu embutir uma forma divertida de aprender na linguagem deles”, comentou.
Nesse jogo todo mundo saiu ganhando, como garante uma das professoras envolvidas no projeto, Daniela Vasquez, que, juntamente com os docentes Alexandre Botelho, Diogo Oliveira e Rafael Prisco, vão levar os “jogos ancestrais” as turmas da escola. “Propomos uma espécie de jogo similar a RPGs e os meninos vestiram a camisa. Dessa forma provamos que brincando também é possível aprender”, destacou Daniela.