Gincana Multicultural Literária reúne mais de mil alunos em Japeri

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Evento estimulou a leitura através da introdução de contos infanto-juvenis nas salas de aula Foto: Marllon Guedes
Evento estimulou a leitura através da introdução de contos infanto-juvenis nas salas de aula
Foto: Marllon Guedes

Cerca de 1.100 crianças de 33 escolas da rede municipal de ensino participaram da 6ª Gincana Multicultural Literária de Japeri, na quadra poliesportiva da E.M. Pastor Tasso Andrade de Oliveira, no bairro Jardim Delamare. O evento, que durou dois dias e se encerrou nesta sexta-feira (28), foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação (SEMED). A edição deste ano teve o tema “Japeri tem leitura aqui, ali, em todo lugar”.
A Gincana consistiu na apresentação de trabalhos relacionados aos livros de autores infanto-juvenis trabalhados nas escolas com encenação teatral, dança, redações e até desfile. “Os alunos vieram devidamente caracterizados de acordo com os personagens dos escritores sorteados para cada unidade. Eles vão receber certificados de participação e serão premiados com medalhas, troféus e tablets. Isso engrandece nosso trabalho e garante um ensino de qualidade”, disse a secretária de Educação, Roberta Bailune.
O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, acompanhou os dois dias da festa da literatura na cidade. “Fiquei muito feliz em ver a quadra lotada, a grandeza do evento. Esta é uma forma de incentivar nossas crianças e adolescentes a buscarem um futuro melhor através da educação e da leitura. Todos estão de parabéns”, afirmou Timor.
Um dos escritores dos contos infanto-juvenis esteve presente ao segundo dia de gincana. Leandro Leferr, autor de Liebe – O Menino Chamado Amor, levou seu livro às escolas do município e percebeu uma grande identificação entre muitas crianças e o personagem principal, Liebe, um menino de sete anos que, em determinado momento da vidam se sente ignorado e maltratado pelo pai. Mesmo se sentindo ferido por dentro, Liebe se deixa tomar por outro sentimento, o amor, para perdoá-lo.
“Qual criança nunca presenciou uma briga entre os pais? O objetivo é trabalhar com elas o sentimento do amor, do perdão e fazer com que elas acreditem em seus sonhos, independentemente das dificuldades que elas tenham”, explicou Leferr, que elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação. “Eu rodo por vários municípios e nenhum deles por onde passei fazem o trabalho que é feito aqui. É muito bonito e enriquecedor ver este incentivo à educação e à leitura”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!