As aulas da rede municipal de ensino de Duque de Caxias foram retomadas ontem, após a decisão pelo término da greve dos profissionais da Educação. A informação foi divulgada à tarde, pela Secretaria Municipal de Educação. Parte da rede havia aderido à paralisação, que acontecia desde março, interrompendo as atividades nas unidades escolares durante 22 dias letivos. A SME esclarece que desde o início da greve, no dia 23/03, reuniu-se inúmeras vezes com os representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe – Núcleo Duque de Caxias), com a presença de vários secretários do governo municipal.
Todos os pontos acordados na data-base de 2016 serão cumpridos pela Prefeitura, que busca a excelência na qualidade do ensino público oferecido aos estudantes caxienses. A Secretaria considera o término da greve e as conquistas dos profissionais como uma grande vitória da Educação municipal e um passo importante para consolidar ainda mais o trabalho da rede. Uma das principais reivindicações da categoria foi atendida e a Prefeitura garantirá o reajuste salarial de 7,87% no vencimento, parcelado em três vezes, em maio, julho e setembro. Além disso, haverá a incorporação da última parcela do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) em junho, conforme acordo anterior.
Com relação às reivindicações salariais e administrativas, destaca-se a criação de um grupo de trabalho para inclusão no plano de carreira dos professores de Informática Educativa, de Educação Especial e Auxiliares Administrativos, com a participação dos representantes da categoria. Outros avanços importantes foram a conquista da ampliação da licença aleitamento, garantindo o afastamento até a criança completar um ano de idade, e a licença avô (avó) servidor (a), de cinco dias, que não existia e, agora, permitirá que os profissionais beneficiados acompanhem seu (sua) neto(a) recém-nascido.
A SME disponibilizou para o sindicato a listagem das escolas que receberão aumento de carga elétrica, os projetos de construção de novas creches e escolas municipais, além da relação de unidades que passarão por reformas e manutenção. Ficou decidido que será criado um grupo de trabalho, composto por representantes do Sepe, para acompanhamento e verificação de todas as ações propostas que serão discutidas com a comunidade escolar.
Outras reivindicações e conquistas importantes para os profissionais da Educação foram definidos e serão postos em prática gradativamente pela Prefeitura de Duque de Caxias. A SME reitera mais uma vez a satisfação em anunciar o fim da greve e afirma que mantém aberto constantemente o diálogo com os servidores. A reposição dos dias paralisados está garantida, não permitindo, assim, que os alunos da rede municipal sejam prejudicados.
