
Fotos: Ivan Teixeira
Com o intuito de reprimir a ação de motoristas que realizavam diariamente bandalhas para fugir do engarrafamento, a Prefeitura de Nova Iguaçu instalou guardrails (muretas metálicas de proteção) no canteiro central da Via Light próximo ao viaduto Dom Adriano Hipólito, popularmente conhecido como “viaduto do Extra”. A instalação aconteceu há pouco mais de um mês, após denúncias do Jornal de Hoje que começaram em dezembro de 2014. Entretanto, a falta de educação por parte dos motoristas continua.
Das inúmeras imprudências realizadas na via, o trecho mais crítico continua sendo na descida do viaduto do Extra. Agora, os condutores que descem para a Via Light e querem fugir do congestionamento, estão se arriscando cortando pela pista de subida e seguindo pela contramão para pegar a pista sentido bairro Santa Eugênia. “Mesmo com a mureta esse trecho continua perigoso. Passo por aqui com atenção redobrada, a qualquer momento um motorista pode descer do viaduto na contramão e causar uma colisão”, disse a personal trainer Karina Gonçalves, de 26 anos, que trabalha no Bairro da Luz.
Para a atendente Esther Rodrigues de 32 anos, uma fiscalização intensa no local resolveria o problema. “O que falta nesse trecho é uma fiscalização mais eficaz porque os motoristas não respeitam as leis de trânsito, e por não respeitarem os acidentes passaram a acontecer com frequência”, disse ela. “Quando doer no bolso desses motoristas, talvez eles se conscientizem”, complementou Esther.
Infrator pode ser multado em R$ 191

Fotos: Ivan Teixeira
A manobra ilegal é realizada a qualquer hora do dia ou da noite. E ocorre há cerca de 300 metros de agentes de trânsito, que atuam no primeiro sinal da via sentido Pavuna. Ao realizar a bandalha, o motorista infringe o artigo 206 do Código Brasileiro por fazer retorno entrando em via transversal pela contramão. A infração é gravíssima e o condutor, além de perder sete pontos na carteira, é multado no valor de R$191,54. O motorista ao cometer essa infração também coloca em risco a vida de outros motoristas que circulam corretamente.
A Via Light liga a Baixada Fluminense a municípios da Zona Norte do Rio. A circulação de veículos na via está cada dia mais perigosa graças a ausência de fiscalização associada à falta de educação de motoristas. Diariamente, cerca de 13 mil veículos passam pela estrada, que tem tráfego intenso em determinados momentos, principalmente na hora do “rush”. Por conta disso, motoristas realizam bandalhas arriscadas para fugir do congestionamento ou, simplesmente, cortar caminho.
Prefeitura promete mais fiscalização

Fotos: Ivan Teixeira
Em nota, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu respondeu por meio da assessoria de imprensa que instalou o guardrail com o objetivo de evitar as bandalhas e afirmou que vai apurar as denúncias. A secretaria também garantiu que vão notificar os motoristas que forem flagrados cometendo a infração.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)