Heliópolis sofre com falta de saneamento

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Com mato alto e assoreado, valão Beira-Rio transborda em dias de forte chuva e invade a casa dos moradores Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Com mato alto e assoreado, valão Beira-Rio transborda em dias de forte chuva e invade a casa dos moradores
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Descaso. É assim que os moradores de Heliópolis, em Belford Roxo, definem a forma com a qual a prefeitura cuida do bairro. Cansados de ouvir promessas, eles convivem em meio ao caos e abandono e exigem soluções para os diversos problemas existentes na localidade.
Um deles é o Beira-Rio, um valão que corta o bairro e que tem sido utilizado como depósito de lixo. Moradores entendem que o procedimento não é o correto, mas alegam que a coleta de lixo não é feita em Heliópolis, fato que os obriga a tomar algum outro tipo de providência.
Além da falta de coleta, constantemente são abandonados carros depredados, uma espécie de desmanche ilegal. Alguns moradores acreditam que os veículos sejam fruto de roubo por facções criminosas que atuam na região.

Ruas próximas ao valão estão esburacadas e precisam de recapeamento Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Ruas próximas ao valão estão esburacadas e precisam de recapeamento
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Quando ocorrem as típicas chuvas de verão, o rio transborda, destrói o asfalto – causando grandes buracos nas ruas – e invade as residências, carregando lixo e animais peçonhentos. O auxiliar de serviços gerais, Luciano Modesto da Costa, de 41 anos, contou que está cansado de ver casas sendo destruídas pelas enchentes que ocorrem constantemente. “Esse bairro vive de promessas. Estamos cansados de conviver com o lixo e esgoto beirando as nossas portas. Nos perguntamos até hoje onde está o prefeito que não vem resolver essa situação”, disse o homem, revoltado com a situação.

O jovem, Alberto Costa está cansado de conviver com o esgoto em sua porta Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
O jovem, Alberto Costa está cansado de conviver com o esgoto em sua porta
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Uma das famílias que já perderam diversos móveis nas enchentes é a do estudante Alberto Costa Júnior, de 18 anos. Segundo o jovem, o problema já faz parte da rotina de muitos moradores do bairro. Ele também critica o fato de alguns moradores despejarem lixo no rio, mas afirma que o fato acontece devido a falta de coleta. “Minha família e outras sofrem com essas enchentes, o pior, é que alguns jogam lixo dentro do rio, o que atrai diversos bichos para as nossas casas. Não sei até quando isso vai durar”, lamentou Alberto.
Recentemente, uma área de lazer foi inaugurada no bairro. No entanto, na quadra poliesportiva, faltam os aros das cestas de basquete, demarcações na quadra e as redes nas traves de futebol.
A Secretaria Municipal de Obras de Belford Roxo informou que enviará uma equipe ao local para avaliar o problema e fazer o devidos reparos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!