
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Policiais civis da 54ª DP (Belford Roxo) deram início esta semana à operação ‘Esforço Concentrado’, com a finalidade de cumprir diversos mandados de prisões pendentes. Sob o comando do delegado titular Luiz Henrique Guimarães, os agentes realizaram diligências em Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo e prenderam três homens, entre eles, um acusado de molestar a própria filha, em 2011.
O homem foi identificado como Cosme de Lurdes Marinho, de 37 anos. Ele foi preso na Rua Vanderlei de Freitas, bairro Shangri-lá, em Belford Roxo, com a posse de um revólver calibre 32 e cinco munições. Ele é acusado de ter molestado a filha de 7 anos, em agosto de 2011. Na época do crime ele morava com a esposa e outra filha, esta de 8 anos, no bairro Wona, em Belford Roxo. A mãe da menina desconfiou da mudança de comportamento da filha e ao questioná-la, a criança afirmou que o pai tinha passado a mão nas partes íntimas dela e a mandado sentar no colo dele por diversas vezes.
De acordo com as investigações, Cosme estava dando dinheiro para a menina, para que ela não contasse à mãe. Porém, um dia a criança se recusou a fazer o que ele mandou e ele deu um soco em sua boca, quebrando os dentes. Foi quando a mãe registrou uma ocorrência na delegacia da Mulher de Belford Roxo, em agosto de 2011, e saiu da casa de Cosme, levando as meninas.
Segundo informações, Cosme já tem passagem pela polícia por roubo e porte de arma, o que o fez ficar preso por dois anos e sete meses. Ele foi preso através de um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Juizado Especial de Violência Doméstica, Familiar e da Mulher de Belford Roxo. Ele responderá por estupro de vulnerável e lesão corporal.
Outros presos na operação ‘Esforço Concentrado’

Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
O outro homem preso durante a operação ‘Esforço Concentrado’ foi Júlio Vinícius Lima da Silva Alves, de 20 anos, através de um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de São João de Meriti, que o acusa de ter praticado um assalto no dia 22 de dezembro de 2015. Na ocasião do crime, uma jovem estava em seu carro, um Volkswagen Up!, de cor branca, por volta das meia-noite e meia, passando pela Rua Beoquiz, em São João de Meriti, acompanhada de seu noivo, quando foram abordados por dois homens em uma moto. Eles exigiam com grave ameaça e xingamentos, que o casal descesse do carro.
Segundo investigações, no momento do roubo, Júlio estaria pilotando a moto e seu comparsa Rafael da Silva Fernandes foi quem desceu da moto e passou a dirigir o veículo roubado. Pouco depois da ação Rafael foi preso com o carro e reconhecido pela vítima na 64ª DP (São João de Meriti). No decorrer das investigações a vítima compareceu à delegacia novamente e reconheceu Júlio como sendo o segundo autor do crime. Júlio foi preso na Rua Mariana Mageli Medeiros, no bairro Jardim Meriti, em São João de Meriti.

Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
O terceiro criminoso longe das ruas é Jefferson Belarmino Fernandes, de 25 anos. Ele foi preso na Rua Brasil, no bairro Parque Amorim, em Belford Roxo, acusado de tráfico de drogas. Segundo informações de agentes da 54ª DP (Belford Roxo), Jefferson foi visto fugindo dos policiais no momento em que a equipe passava pelo local. Ele foi perseguido e capturado dentro de casa com 400 papelotes de cocaína de R$ 20,00 e com uma pistola 9 mm de uso restrito, com 16 munições. Jefferson confessou que compra as drogas na comunidade do Roseiral, também em Belford roxo, para revender próximo de casa. Ele responderá por tráfico de drogas e posse ilegal de arma.
De acordo com o delegado Luiz Henrique Guimarães, a operação ‘Esforço Concentrado’ vai continuar com o objetivo de cumprir diversos mandados de prisões pendentes para tirar mais criminosos das ruas e assim, dar maior efetividade às determinações judiciais.