Policiais da 48ª DP Seropédica , com o apoio da Perícia Criminal de Campo Grande e Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Seropédica, prenderam em flagrante d Jose Carlos Ellias com base na Lei Ambiental na modalidade de causar poluição de qualquer natureza expondo a danos à saúde humana (art. 54, da Lei nº 9605/98).
A prisão foi possível após a comunicação feita pelo proprietário da área noticiando que um caminhão teria despejado material proveniente de cemitério, com lápides quebradas, faixas fúnebres, caixões, concretos e até vestígios de ossos humanos, tendo os agentes se dirigido ao local e localizado Jose na condução do caminhão com caçambas que teria vindo do cemitério de Irajá com o material, sendo despejado de forma criminosa na área particular no bairro Campo Lindo/Seropédica, sendo o caminhão apreendido ainda com parte do material contaminante.
A Perícia do posto regional de Campo Grande confirmou em informação prestada ao Delegado Titular desta unidade que àquele material poderia vir a causar danos a saúde humana, fato também confirmado pelos Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica.
As investigações continuam visando a responsabilização do representante legal da empresa Arcano Comércio de Material de Construção, proprietária do caminhão, e a direção da Concessionária RIO PAX, responsável pela administração do Cemitério de Irajá, que segundo as investigações iniciais seria a responsável pelo material descartado.
Nota de esclarecimento Concessionária Rio Pax, do Cemitério de Irajá