Homenagem “ Marinheiro João Cândido“ em Meriti

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

150827 H73Amanhã (29) a Casa da Cultura – Centro de Formação Artística e Cultural da Baixada Fluminense – em São João de Meriti terá uma programação especial para celebrar a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. A Cia Mundo Teatral apresenta às 19h, o espetáculo “Cândido – O Homem do Mar que morreu em terra salgada”. A peça narra a vida do Marinheiro João Cândido, conhecido como o Almirante Negro, herói negro nacional que escolheu viver e morrer na cidade de Meriti. Algumas personalidades também serão homenageadas com a medalha “João Cândido”.
A peça, dirigida pelo ator Wallace Puosso, tem como gênero o teatro documentário que expõe histórias reais para o palco e apresenta a vida do Almirante Negro. Filho de escravos, que cometeu o crime de acabar com a humilhação dos castigos físicos na Marinha Brasileira. Durante dezessete anos, além de viajar por vários lugares do mundo, esteve no Amazonas e contraiu tuberculose crônica. Conheceu o movimento sindical dos marinheiros ingleses, o que o ajudou a se tornar um dos grandes líderes da Revolta da Chibata. Escapou várias vezes de tentativas de assassinato. Foi pescador por 40 anos. Teve vida amorosa e familiar conturbada, e aos poucos, o resgate de sua trajetória é feita por interessados na verdadeira história do Brasil. O cenário histórico da Revolta da Chibata é reviver uma série de questionamentos que precedem às questões raciais e que são inerentes à natureza humana.
A montagem vem de São Paulo e a estreia com apresentação gratuita no Rio de Janeiro será na ONG, que fica na Rua Machado de Assis, Lt. 12 Qd. 84, Praça da Bandeira, em São João de Meriti. Reserva de convite pelos telefones 2751-8112 e 2751-5825.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!