
Os alunos-pacientes da Classe Hospitalar do Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse/ HGNI) tiveram um dia especial na última quinta-feira (dia 13). Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, diversas atividades agitaram a pediatria da unidade, como contação de histórias, oficinas e brincadeiras. O evento foi desenvolvido pela Capelania, Classe Hospitalar e estagiários da Fiocruz, Estácio de Sá e Unig.
Durante a programação, as crianças participaram de brincadeiras diversas, atividades de artes, show de mágicas, contação de histórias e ainda receberam presentes. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Emerson Trindade, esse tipo de ação faz diferença no tratamento do paciente. “A humanização na saúde pública é uma das principais metas desenvolvidas pela gestão atual para atender a população com mais qualidade”, garante o secretário.
Para o pai do pequeno Ivan, de 9 anos, as atividades com as crianças internadas são maravilhosas, uma oportunidade em que eles se esquecem de onde estão e sorriem de verdade. “Sabemos o quanto elas não queriam estar aqui. Elas se sentem tristes pela internação, mas com ações como a de hoje a mente ignora o ambiente hospitalar e elas se sentem num verdadeiro show”, afirma o morador de Mesquita, Ivan Martins.
Muitas crianças precisam ficar internadas por um longo período até a conclusão do tratamento, por isso essas ações são fundamentais. Segundo o diretor geral do HGNI, Joé Sestello: “A assistência em saúde dentro de um ambiente hospitalar engloba diversos fatores, desde o tratamento clínico até o acolhimento, que precisa ser focado no bem estar não só do paciente, como se seu familiar, especialmente nos casos de internações por longos períodos. Por isso a importância destas ações, levando um pouco de conforto”, ressalta o diretor.