A Prefeitura de Nova Iguaçu promove nesta terça-feira (28) a audiência pública ‘Hospital da Posse: Desafios e Perspectivas’, onde será apresentada a atual situação do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI – Hospital da Posse). A partir desse encontro entre o poder público e a sociedade civil, será construída uma agenda coletiva que focará na manutenção e ampliação da qualidade no atendimento da unidade.
O prefeito Rogerio Lisboa recebeu o Hospital da Posse desestruturado devido aos problemas financeiros enfrentados pelo município e a desatualização do repasse da verba pelo Ministério da Saúde – atualmente o hospital recebe R$ 6,3 milhões, enquanto o ideal para manter a unidade seria de R$ 14 milhões.
A atual gestão está fazendo de tudo para manter o Hospital da Posse funcionando. Porém, se o repasse federal não for reajustado, o Município terá que devolver o hospital ao Governo Federal. Várias solicitações de aumento de recursos foram feitas pelo município ao Ministério da Saúde, mas não foram atendidas. Para que a devolução não ocorra, o movimento tem por objetivo envolver a todos, principalmente os governos municipais de toda a Baixada.
Vale ressaltar que o Hospital da Posse é uma unidade federal, cedida ao município através de um termo de cessão assinado em abril de 2002, desde então o hospital deveria ser custeado com 70% de verba federal, 15% estadual e 15% municipal.