A idosa Luizete Paes dos Santos, de 69 anos, morreu soterrada na Rua Marcio Santos Silva, no bairro da Mantiquira
Foto: Defesa Civil de Duque de Caxias
Foto: Júnior Xerém / WhatsApp
A forte chuva que cai diariamente em toda a Baixada Fluminense e que continua fazendo estragos em diversas cidades, fez na madrugada de ontem, uma vítima fatal. A idosa Luizete Paes dos Santos, de 69 anos, morreu soterrada na Rua Marcio Santos Silva, no bairro da Mantiquira, em Xerém, no município de Duque de Caxias, depois de um deslizamento de terra provocado pelo temporal atingir sua casa. Os Bombeiros foram acionados, mas não conseguiram resgatá-la com vida. O corpo da vítima ficou mais de 10 horas debaixo dos escombros.
De acordo com a Defesa Civil, um bambuzal que ficava no alto de uma pequena encosta, atingiu uma residência e causou o deslizamento. No local ficava um bambuzal que dificulta o trabalho dos socorristas, pois o corpo ficou preso às raízes das plantas e a equipe tem que evitar fazer novos movimentos. O acidente ocorreu por volta das 2h e a encosta tinha aproximadamente cinco a seis metros.
Outras três casas em situação de risco foram isoladas pela Defesa Civil e moradores desalojados. O casal desabrigado Reginaldo de Carvalho, de 39, e Cláudia Antônia de Araújo, de 40, foram para casa de parentes junto com seus três filhos, de 17, 15 e 6 anos.
Chuvas intensas provocaram transbordamento do rio Saracuruna, em Duque de Caxias, na noite da última quinta-feira. Nova Friburgo entrou em alerta máximo por conta do risco de transbordamento do rio Bonito, o rio Macaé também subiu de nível na região. O mesmo ocorreu com Petrópolis, por conta do rio Quitandinha. Já Magé, permanece em estágio de atenção.
Nas redes sociais, moradores relatam medo e muitos dizem que não vão voltar para casa. Outros contam que não conseguiram dormir durante a noite.
Segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, Xerém é a região do Estado do Rio mais castigada pelas chuvas. O órgão informou que, até as 8h10m de ontem, não havia informações de outras vítimas do temporal. Em redes sociais, moradores comentam a situação em Xerém, que está sendo castigado pela chuva:
“Deus, olhe pelos moradores de Xerém. A chuva não para”.
No início da noite tarde de quarta-feira, o Rio Capivari, em Xerém, já havia transbordado. A enchente tomou toda a rua José de Paula, uma das margens do rio, e assustou os moradores. O rio é o mesmo que transbordou em 2013 e causou uma tragédia no município da Baixada Fluminense. Segundo moradores, a forte chuva que atingiu a região começou por volta da 14h, e a intensidade aumentou no fim do dia.