
Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Motoristas têm colocado em risco a vida de adultos e especialmente de crianças na Avenida Abílio Augusto Távora (Estrada de Madureira). No trecho entre o Centro de Nova Iguaçu e o bairro da Luz há pelo menos quatro escolas ou creches, entre elas o Colégio Equipe Grau e o Sistema Elite de Ensino. A equipe do Jornal de Hoje esteve em frente à unidade e acompanhou as dificuldades enfrentadas por pais e alunos.
Em poucos minutos foi possível flagrar diversas infrações de trânsito cometidas por motociclistas, motoristas de carros de passeio, de ônibus, do transporte alternativo e até mesmo de vans escolares. Muitos deles ignoram o semáforo e avançam o sinal vermelho, dificultando a travessia das crianças na faixa de pedestres.
“Os motoristas não obedecem ao sinal e, frequentemente, há acidentes aqui. A prefeitura precisa colocar um guarda de trânsito, o último ficou por apenas três dias e depois não apareceu mais”, reclamou o enfermeiro Alan Delgado, de 35 anos, que diariamente busca o filho no Equipe.
Já a administradora Cláudia de Oliveira, de 40 anos, mora em frente a escola e afirma: não há respeito com as crianças. “O tráfego de veículos e de pessoas por aqui é muito grande, o movimento nas escolas começa de manhã e vai até as 18h. Acredito a presença de um guarda iria inibir os motoristas infratores”, disse Cláudia, que também sugere a instalação de um radar no local.
Colaboração: Élida Machado
Edição: Raphael Bittencourt