
Foto: Luiz Ambrosio
O sonho de abrir ou ampliar o próprio negócio ficou mais próximo para os artesãos de Queimados. A Prefeitura local firmou uma parceria com a AgeRio (Agência Estadual do Fomento), onde oferece empréstimos financeiros para os profissionais de artesanato, com juros e condições de pagamentos bem abaixo do mercado. E na manhã de ontem a instituição estadual realizou uma palestra explicativa para cerca de 50 artesãos em um salão de festas na cidade da Baixada Fluminense. O programa viabiliza um microcrédito, no valor entre 300 e 15 mil reais, para o financiamento de projetos e compra de equipamentos. As facilidades são grandes, pois os interessados têm até 24 meses para quitar o empréstimo, com taxas de 0,25% ao mês. Na oportunidade, também foi realizada a segunda etapa de cadastramento da Carteira do Artesão.
O Superintendente da AgeRio, Helber Martins Venâncio, destacou a parceria com a Prefeitura de Queimados, que dá a oportunidade de crescimento aos artesãos locais. “Este microcrédito é desenvolvido especialmente para fomentar o acesso ao crédito de pequenos empreendimentos. O Microcrédito Produtivo Orientado financia atividades geradoras de emprego e renda com foco em comunidades pacificadas e através das Prefeituras do Estado do Rio de Janeiro e Queimados se destaca nessa visão”, disse. O Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa, destaca a parceria: “Visamos sempre a parceria a favor da população e vimos que com a AgeRio, os nossos profissionais podem crescer com este grande incentivo”, destacou.
Carteira do Artesão
Durante o encontro na manhã desta quarta-feira (19), a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou também a segunda etapa do cadastramento de profissionais do artesanato para obterem a Carteira do Artesão, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca. Cerca de 80 artesãos expuseram seus materiais para que uma comissão do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro realizasse uma avaliação técnica da exposição que, com a aprovação, posteriormente receberão o documento que dá direito a diversas oportunidades e benefícios. Na primeira etapa, realizada em junho, 98 artesãos fizeram o cadastramento.
Adquirir a Carteira do Artesão, que tem reconhecimento nacional, dá ao trabalhador o reconhecimento como profissional autônomo, possibilita a sua contribuição com a Previdência Social, permite a emissão de notas fiscais de suas vendas e garante a isenção do ICMS, além de dar direito de participar de feiras nacionais e internacionais, entre outros eventos. O secretário municipal de Cultura, Marcelo Lessa falou da luta dos artesãos para conseguir seu reconhecimento profissional: “Temos várias entidades que trabalham com artesanato aqui em Queimados. Em parceria com o Governo do Estado, estamos dando a chance que eles precisam para alavancar a carreira”, disse.
“Vamos melhorar de situação”
Dona Maria da Salete tem mais de 20 anos de artesanato e era uma das cerca de 50 pessoas que expuseram seus objetos artesanais em busca da tão desejada Carteira do Artesão. Hoje com 65 anos de idade, a moradora do bairro Fanchen, em Queimados, criou as duas filhas com a ajuda do artesanato: “Sou aposentada e há tempos complemento minha renda com o artesanato. Agora, se conseguir a carteira, teremos outros horizontes e oportunidades. Quem quer e tem vontade, vai melhorar a situação”, relatou.