
Foto: Alziro Xavier/PMNI
O tempo chuvoso de segunda-feira não impediu que cidades da Baixada Fluminense comemorassem os 193 anos da independência do Brasil, celerada em 7 de setembro. Depois de uma semana passando por 10 bairros de Nova Iguaçu, o tradicional desfile cívico foi realizado no Centro, com a participação de 14 escolas do município. Em Itaguaí, estudantes de 65 unidades de ensino das redes municipal, estadual e particular desfilaram pela Avenida Dr. Cavalcanti, no Centro. Já em Japeri, a festa foi em dose dupla, com desfiles em Engenheiro Pedreira e no Centro.
Em Nova Iguaçu, a marcha cívica, realizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, iniciou com a apresentação das viaturas utilizadas pelo Corpo de Bombeiros e foi seguida pela apresentação dos Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), acompanhada pela banda Dragões Iguaçuanos, marcada pelo som de suas Gaitas de Folie.
As comemorações pela Independência começaram no dia 1 de setembro e aconteceram em 11 bairros da Cidade Iguaçuana. Os milhares de estudantes marcharam expressando o tema, “Em Nova Iguaçu, o Esporte Transforma Vidas e Resgata Valores”, durante os sete dias eles homenagearam atletas da cidade, como as ex- jogadoras de handball, Lucila Vianna e Édna Márcia, o ex-judoca Sebastian Pereira e o nadador paralímpico, Adriel de Souza, Ayrton Senna e as várias modalidades esportivas. Diferentemente das outras cidades, Belford Roxo inicou apenas ontem as comemorações pela Semana da Pátria, que terá desfiles até o dia 11.

Foto: Alexandra Pavan/PMI
A secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Marcondes Rosestolato, acompanhou a todos os desfiles. “Foi emocionante ver o trabalho desenvolvido pelas unidades escolares e pela Comissão dos Desfiles. Tivemos o apoio do prefeito Nelson Bornier e das secretarias envolvidas na Semana da Pátria”, disse a secretária.
Em Itaguaí, cerca de 10 mil pessoas, entre alunos e público, participaram do desfile cívico. O Grupamento de Operações Especiais (GOE) e a Guarda Municipal de Itaguaí abriram o desfile e entregaram a Bandeira Nacional ao prefeito Weslei Pereira para o hasteamento.
“Foram quase quatro horas de desfile, com uma organização impecável e total segurança. As escolas deram um show e o evento foi finalizado com a apresentação de gala da Bamita”, disse o prefeito, que anunciou o desfile de 2016 para a data de aniversário da cidade de Itaguaí, 5 de julho.
Após a passagem do Corpo de Bombeiros de Itaguaí, os alunos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) foram os primeiros a desfilar, seguidos da Apae e do Instituto Cidadão Feliz. O evento também contou com a apresentação das 19 bandas escolares que animaram a entrada dos alunos.
Festa em Japeri reúne mais de 25 mil pessoas

Foto: Marllon Guedes/PMJ
O patriotismo foi demonstrado em grande estilo durante as comemorações do Dia da Independência do Brasil. Debaixo de chuva e sob forte ventania, mais de 25 mil pessoas, entre alunos, pais e moradores de Japeri, não perderam a oportunidade de desfilar ou assistir aos alunos das Escolas Municipais no desfile cívico, em dose dupla. Em Engenheiro Pedreira, mais de 15 mil pessoas participaram do evento, enquanto que no bairro Chacrinha, em Japeri, por volta de 10 mil. O tema deste ano foi “Japeri tem leitura aqui, ali e em todo lugar”.
“Preparamos uma apresentação muito especial, em homenagem a escritores infanto-juvenis lidos no dia-a-dia por nossos alunos. Assim eles podem mostrar um pouco do que veem nas salas de aula, e em casa, na companhia de seus pais. Fico muito feliz em ver tantos pais acompanhando seus filhos”, disse a secretária de Educação de Japeri, Roberta Bailune.
Pela manhã, alunos de 22 escolas do município desfilaram em Engenheiro Pedreira. À tarde, estudantes de outras 11 unidades participaram da marcha cívica no bairro Chacrinha, em Japeri. “Essa é uma festa de amor à pátria. Passamos por várias renovações do hino, do território nacional e da história de maneira geral ao longo destes 193 anos de independência. Por isso digo que é uma hora estar à frente deste município, com munícipes que demonstram amor por seu país e a seu município, comparecendo numa solenidade tão importante, e, mesmo sob forte chuva, trouxeram seus filhos. Assim estamos criando pessoas boas, que vão crescer patriotas como seus pais”, afirmou o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor.
Festa em Belford Roxo vai até dia 11

Foto: Leonardo Hortêncio/PMBR
A Avenida Floripes Rocha, no Centro de Belford Roxo, recebeu ontem o primeiro dia de desfiles pela Semana da Pátria. Crianças e adolescentes de 16 escolas do município participaram da marcha cívica que teve o tema “Belford Roxo, resplandece o sol da liberdade. Uma educação que desperta cidadania”. O Prefeito Dennis Dauttmam acompanhou o desfile de todas as escolas.
“Estou muito feliz por participar desse momento tão importante para o nosso município. Todos os envolvidos estão de parabéns, pois conseguiram fazer uma grande festa de valorização da pátria. Acompanhar o resultado dos esforços e a dedicação dessas jovens é maravilhoso”, acrescentou o prefeito.
O encerramento da Semana da Pátria vai acontecer no dia 11 de setembro, a partir de 8h30, na Estrada da Mineira (em frente ao mercado Novo Mundo). Na ocasião, vai acontecer o desfile cívico-militar que reunirá representantes das instituições militares como Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.